Encontre produtos para as necessidades do seu cão.
A tosa para cachorros é muito procurada por tutores que desejam aliviar as altas temperaturas do pet durante o verão. Entretanto, a tosa pode ser feita ao longo do ano inteiro para evitar nós no pelo, dificultar a visão e outros problemas que atrapalham o dia a dia do cão, além de manter os fios sempre saudáveis e fortes.
A seguir, a gente te conta os principais tipos de tosas, dicas e cuidados na hora de cortar os pelos do pet. Leia e saiba mais!
Da mesma maneira que os cabelos das pessoas crescem, envelhecem e morrem, os pelos dos cachorros também passam por esse ciclo. Por isso, as tosas regulares são essenciais para manter os fios fortes, sadios e bonitos.
Além disso, tosar o cachorro não só ajuda no calor, mas também contribui para o conforto e bem-estar do pet no dia a dia, já que o comprimento longo dos pelos pode atrapalhar visão, causando escorregões, também aumentando as chances de proliferação de fungos e bactérias, caso o cão não passe pela secagem correta do pelo após o banho.
Existem diversos tipos de tosa para cachorro, cada uma com uma finalidade diferente, levando em consideração o tipo de pelo, raça do cachorro, temperatura da região e outros fatores que influenciam no corte. Conheça as principais opções, a seguir:
É importante ressaltar que a tosa durante o verão deve ser feita com a aprovação de um especialista e seguindo as características de cada raça. Caso contrário, a tosa poderá causar irritações e deixar a pele do animal muito exposta ao sol. Como consequência, a falta de proteção aos raios solares irá aumentar a temperatura corporal, tornando o pet mais suscetível a queimaduras na pele.
A tosa higiênica pode ser realizada em todos os cães. Entretanto, as demais opções de tosagem são indicadas apenas para animais com pelos médios ou longos.
Isso acontece porque os pelos oferecem uma camada de proteção ao pet, que ajuda a regular a temperatura corporal e proteger a pele contra o sol, pulgas e carrapatos. Dessa forma, os cães com pelo curto não devem passar pela tosa geral, a fim de se manterem seguros e saudáveis.
Algumas raças que não podem ser tosadas por completo são:
Em geral, todas as raças precisam ser tosadas. Como mencionamos, as raças com pelo curto devem recorrer apenas à tosa higiênica para evitar complicações de saúde. Já as raças com pelos longos devem passar por tosas recorrentes, podendo variar entre as opções disponíveis.
As principais raças são:
Recomenda-se que os cachorros sejam tosados a partir do 10º mês de vida. Nesta época, ele já terá completado o primeiro esquema vacinal, evitando alergias e outras doenças que podem ser contraídas durante a tosa.
Além disso, muitos cães sofrem alterações na pelagem durante a transição para a fase adulta. Por isso, o ideal é esperar a mudança acontecer antes de realizar o primeiro corte.
Ao contrário do que muitos tutores pensam, o corte do pelo do cachorro não deve seguir as estações do ano. Na verdade, a tosa deve ser feita de acordo com as recomendações para cada raça, podendo ser realizada até uma vez por mês, no caso da tosa higiênica. Para saber o intervalo de tempo adequado para seu pet, consulte um veterinário.
Aqui no blog PEDIGREE® você fica por dentro dos principais cuidados para manter a saúde e bem-estar do seu melhor amigo em todas as épocas do ano. Acesse e confira nossas atualizações!
Quer encontrar um novo integrante para sua família? Visite o site de adoção de cães pedigreeadotar.com.br, encontre o match perfeito e adote um amor pra toda vida! 🎔
Compre online
Clique para comprar em qualquer um dos varejistas abaixo