Encontre produtos para as necessidades do seu cão.
Apesar de todos os cuidados com a saúde do pet, nem sempre é possível evitar a presença de parasitas, que absorvem os nutrientes do organismo do cachorro e transmitem doenças graves.
A boa notícia é que, com informação, fica mais fácil identificar a presença de um parasita e, assim, procurar um veterinário de confiança para tratar a doença de forma precoce. A seguir, você descobre um pouco mais sobre os principais parasitas que ameaçam a saúde do seu amigo e pode aprender a identificar, tratar e prevenir cada caso. Confira!
O que causa verme em cachorro?
Os vermes são causados pela ingestão de ovos de parasitas, o que costuma ocorrer por meio do contato com o solo, fezes de animais e alimentos infectados. Além disso, os filhotes de cachorro também podem contrair vermes pelo consumo de leite materno, caso a mãe esteja infectada. A falta de tratamento pode levar a quadros de anemia, hemorragia e, em situações mais graves, à óbito.
Como identificar um cachorro com verme?
Os principais sintomas de vermes em cães são:
- Narina seca e quente;
- Cansaço ou falta de interesse por passeios e brincadeiras;
- Falta de apetite;
- Olhos lacrimejantes e caídos;
- Lábios e gengivas pálidas;
- Respiração mal-cheirosa;
- Tosse seca;
- Pele avermelhada, com espinhas ou irritada;
- Queda de pelos;
- Fezes com sangue ou com filamentos esbranquiçados;
- Coceira no ânus, fazendo com que o cão se arraste pelo chão.
Caso você perceba algum desses sinais, consulte um veterinário para obter o diagnóstico o mais rápido possível.
Existe remédio para verme em cachorro?
Sim, o vermífugo é um medicamento utilizado tanto no tratamento quanto na prevenção de vermes. Ele pode ser administrado nos cães a partir de 15 dias de vida, em comprimido, líquido ou injeção. A escolha do medicamento e a dosagem correta dependem do tipo de parasita detectado, tamanho, idade e condição de saúde do pet. Portanto, é fundamental que o tratamento seja prescrito por um veterinário.
O que é a pulga de cachorro?
Pulgas são o tipo de parasita mais comum nos cachorros. Elas podem ser contraídas pelo contato com animais, ambientes e objetos infectados, como praças e casinhas feitas de madeira. Elas provocam coceira intensa e reações alérgicas, podendo até mesmo transmitir tênia.
Como identificar um cão com pulga?
Identificar esse parasita em cachorro é uma tarefa relativamente fácil, pois apesar de pequenas, as pulgas são visíveis ao olho nu. Os sinais mais comuns de infestação incluem coceira intensa, vermelhidão na pele, perda de pelos, ressecamento da pele e mordidas constantes na cauda ou nas coxas. Se o cão for alérgico à picada da pulga, poderá haver lesões mais graves na pele.
Ao notar algum destes sintomas, examine cuidadosamente a pele do cão, especialmente patas, orelhas, focinho, pescoço e cauda. Se o pet estiver infectado, leve-o ao veterinário para receber o tratamento adequado, de acordo com o grau de complicação. Se você possui outros animais de estimação, examine-os também.
Como acabar com as pulgas em cachorro?
O tratamento mais comum é por meio de antipulgas para cachorros, que podem ser encontrados em medicamentos orais, shampoos e produtos tópicos aplicados diretamente na
pele do animal. Além disso, é importante limpar os objetos do cão e a casa para evitar a reinfestação, pois as pulgas podem se alojar em tapetes, camas, sofás e outros móveis.
O que é ácaro em cachorro?
Os ácaros de ouvido são parasitas microscópicos que podem viver no canal auditivo do cachorro, alimentando-se de cera e outras secreções. São causados pelo ácaro Otodectes cynotis e contraídos por meio do contato direto com animais infestados. Eles não costumam morder, mas podem causar inflamação grave e bastante desconforto.
Como identificar um ácaro no ouvido do cachorro?
Apesar de não ser visível a olho nu, você pode detectar o ácaro na orelha do cachorro por meio de alguns sintomas comuns. São eles:
- Mau cheiro nos ouvidos;
- Coceira excessiva nos ouvidos ou na cabeça;
- Substância grossa e escura nos canais auditivos.
Ao suspeitar que seu cão está com ácaros, leve-o ao veterinário o mais rápido possível para confirmar o diagnóstico correto.
Como tratar ácaro em cachorro?
Se o parasita for confirmado, o médico irá fazer uma limpeza profunda no ouvido e prescrever medicamentos tópicos, orais ou injetáveis para acabar com o parasita de cachorro, além de
banhos para aliviar a coceira. O tratamento costuma durar de 4 a 6 semanas, até que os ácaros estejam completamente eliminados. Também é importante manter a higiene do animal e do ambiente para evitar a reinfestação. Em hipótese alguma tente medicar ou tratar o animal por conta própria. Isso pode agravar o problema e provocar outras complicações de saúde.
Gostou do conteúdo? No blog PEDIGREE® você encontra diversas dicas de saúde para garantir o bem-estar e a qualidade de vida do seu melhor amigo. Acesse!
Quer encontrar um novo integrante para sua família? Visite o site de adoção de cães pedigreeadotar.com.br, encontre o match perfeito e adote um amor pra toda vida! 🎔
Compre online
Clique para comprar em qualquer um dos varejistas abaixo