Encontre produtos para as necessidades do seu cão.
A “ida ao banheiro” em lugares inadequados é um dos principais problemas que os tutores e tutoras enfrentam durante a adaptação dos pets, principalmente para quem cria o cachorro dentro de casa ou possui um filhote.
Seja no sofá, na cama, no chão ou em qualquer outro lugar da casa, é importante limpar e eliminar o cheiro de xixi de cachorro o quanto antes. Além de manter a higiene, você evita que o animal sinta o odor e continue fazendo xixi naquele local.
A urina também contém elementos patógenos que evaporam e ficam presos no ar. O principal deles é a amônia, um gás que é liberado no xixi dos cães e pode prejudicar o bem-estar humano quando inalado, causando dores de cabeça, diarreia, náuseas, irritações e outras complicações.
Para te ajudar a manter a limpeza e a saúde em dia, vamos ensinar como neutralizar o odor da urina em diversas superfícies. No final, você também descobre algumas dicas para ensinar o pet a fazer xixi no lugar certo. Confira!
As principais “vítimas” dos cães são os tapetes, colchões, sofás e outras superfícies feitas com tecido. Nesses casos, o líquido acaba sendo absorvido pelo material, o que dificulta um pouco a limpeza. Mas não se preocupe, a gente separou diversas dicas para limpar e neutralizar o odor de urina.
Para começar a limpeza do colchão, tapete ou sofá, é importante remover o excesso de xixi com papel toalha ou pano de chão. A segunda opção é mais sustentável, já que você poderá lavar e reutilizar o pano sempre que precisar. É interessante que você separe alguns panos apenas para essa tarefa.
Depois que o excesso for removido, você pode utilizar produtos de limpeza próprios para eliminação de odores e que são encontrados em mercados e petshops. Se preferir, também é possível testar algumas receitas caseiras que ajudam a acabar com o cheiro de xixi de cachorro. Confira algumas combinações, a seguir:
Muitas pessoas utilizam o vinagre para a limpeza de diversos objetos e locais da casa, inclusive para tirar o odor do colchão ou do tapete. Para isso, encha metade de um borrifador com vinagre e complete a outra metade com água quente. Agite bem e borrife a mistura no local onde o cachorro fez xixi.
Para evitar manchas avermelhadas nos tecidos, recomendamos que você utilize um vinagre transparente, como o de limão, de arroz ou de álcool.
Para deixar a combinação ainda mais potente, você pode substituir a água quente da receita anterior por um álcool de limpeza. Se quiser diminuir o cheiro forte do vinagre, basta adicionar um limpador perfumado à mistura.
O bicarbonato tem o poder de neutralizar odores orgânicos. Por isso, também é muito utilizado na limpeza de urina. Basta misturá-lo com vinagre e aplicar no local desejado.
Outra opção é combinar o bicarbonato com limão e água. Misture um limão espremido, ½ copo de bicarbonato de sódio e 2 copos de água. Você pode aplicar a mistura com um pano ou por meio de um borrifador.
Se você possuir um espaço aberto com ralo, pode limpar o tapete no chão mesmo, esfregando-o com uma vassoura e deixando secar no varal. Para a higienização de colchão ou sofá, é importante que você deixe o local secar bem antes de colocar um lençol ou manta por cima.
Em comparação com os outros móveis e objetos da casa, o chão é até fácil de limpar. Primeiro, você deve remover o excesso com papel toalha ou um pano, assim como no caso anterior.
Se o seu piso for impermeável, você pode esfregar o chão com os produtos de limpeza ou receitas caseiras e depois enxaguá-lo. Se não for possível jogar água, passe um pano com os mesmos produtos.
Evite o uso de água sanitária na limpeza, pois ela pode ser prejudicial para a saúde dos animais de estimação, mesmo depois de você enxaguar e secar bem o chão.
Para evitar dores de cabeça, é importante que você treine o cão para fazer suas necessidades no lugar certo desde cedo. Quanto mais novo, mais fácil será o aprendizado.
O tapete higiênico é um ótimo aliado para começar o treinamento: ele exala um cheiro que atrai e estimula o cachorro a urinar no local, além de absorver o líquido e evitar que ele vaze para outros cantos da casa. Ideal para pets que vivem em apartamentos.
Para ajudá-lo durante o processo, é importante que você o observe bastante nos primeiros dias. Ao notar o cão farejando o chão ou andando em círculos, leve-o até o lugar indicado para fazer suas necessidades. Quando ele acertar, recompense-o com um petisco, um elogio ou carinho.
Os petiscos PEDIGREE® Biscrok são ideais para treinar e recompensar seu amigo. Com eles, você estimula o cão a se manter obediente e ainda garante um mimo saboroso e nutritivo. Para manter o cachorro dentro das calorias adequadas, é importante que os petiscos não ultrapassem 10% da porção diária de alimentos. Uma dica boa é você quebrar um biscoito em várias partes e oferecer um pedacinho por vez. Assim, ele ganha sua recompensa e mantém a alimentação balanceada. Confira os produtos em nosso site e experimente!
Se o cachorro for resgatado ou adotado adulto, pode ser que ele já esteja acostumado a fazer as necessidades na rua. Nesses casos, organize sua rotina para conseguir sair, pelo menos, três vezes ao dia. Procure manter horários fixos para que ele entenda a hora certa de se aliviar.
Seja qual for a situação, é importante que você tenha paciência e persista no treinamento. Com repetição, recompensa e reforço, o animal vai compreender o adestramento e parar de fazer xixi em lugares impróprios.
Aqui no site PEDIGREE® você confere diversas dicas de cuidados e adestramento para cães. Acesse e confira nossas atualizações!
Quer encontrar um novo integrante para sua família? Visite o site de adoção de cães pedigreeadotar.com.br, encontre o match perfeito e adote um amor pra toda vida! 🎔
Compre online
Clique para comprar em qualquer um dos varejistas abaixo