PEDIGREE BR
Pesquisa
Comportamento

Ensinando seu cachorro a usar “o banheiro”

Ensinando seu cachorro a usar “o banheiro

Um dos maiores sonhos dos tutores é que seus cães aprendam rapidamente a utilizar o tapete higiênico para pet ou áreas externas na hora de 'ir ao banheiro”. Se esse também é o seu caso, paciência, consistência e compreensão são pré-requisitos básicos para adestrar o cachorro. Seja ele filhote ou adulto.

No caso dos filhotes, quando precisam fazer o número 1 ou 2, eles simplesmente  fazem. Quando recém-nascidos, conseguem segurar suas necessidades por pouco  tempo. O importante aqui é você ter consciência de que precisa estar por perto todas  as vezes que o filhote der sinais de que está apertado e precisa ir até o banheiro pra  cachorro.  

Adultos conseguem segurar sua vontade por um período mais longo. Mas também  precisam de um tempo para se acostumarem a fazer suas necessidades em um local  diferente do seu usual. Você pode encaixar esses hábitos na rotina: caso tenha adotado  um cachorro adulto e ele está acostumado a usar a grama ou rua como banheiro, pode  colocar mais de um passeio diário em sua programação. Assim como humanos, não é  nada saudável deixar o pet se segurando por muito tempo. Mas se o desafio é educá-lo  a fazer as necessidades em casa, tenha um pouco mais de paciência e compreensão no processo de aprendizagem. O adestramento canino demanda tempo até se consolidar na rotina do pet.

Um dos únicos pontos em comum entre filhotes e adultos é fazer suas necessidades  longe do local onde comem e dormem. Com muita atenção e disciplina, seu cachorro

Como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico?

Cachorro da raça Corgi em pé em um tapete higiênico, após urinar.

Comece o adestramento assim que seu amigo chegar em casa. Leve-o pela coleira até o tapete higiênico para cachorro e mostre onde ele deve fazer suas necessidades. O tapete para xixi de cachorro que você encontra em petshops já vem com um odor que atrai o pet para o local. Por isso, o aprendizado é quase automático. O que você precisa fazer é reforçar a prática com frequência e recompensá-lo pelo bom comportamento. Assim, ele irá entender que deve urinar no local sempre.

Para facilitar, escolha um comando verbal como 'banheiro' ou “xixi” e utilize-o todas as vezes que estiver com ele no local certo. Quando ele acertar, faça um elogio, algo como “muito bem” ou “boa menina/bom menino” e ofereça um carinho ou petisco PEDIGREE® Biscrok para mantê-lo motivado.

Padronizar comandos para elogios e oferecer petiscos são os reforços positivos que seu pet precisa para aprender essas novas lições sem ser nada “traumático”. Tanto para adultos quanto filhotes.

Quantas vezes um cachorro faz xixi por dia?

Não existe uma quantidade exata de vezes que o cachorro faz xixi por dia. A frequência pode variar conforme o consumo de líquidos, idade e tamanho do pet. Cães filhotes ou idosos tendem a urinar mais vezes do que um cão adulto, por não conseguirem controlar tanto a bexiga.

Entretanto, de maneira geral, podemos dizer que os cachorros fazem xixi, pelo menos, a cada seis horas, podendo ter um intervalo um pouco menor, dependendo do seu estilo de vida. Ao notar que seu amigo está urinando em intervalos muito maiores ou muito menores que esse, procure por um veterinário. Isso pode ser sinal de alguma complicação de saúde.

Como saber qual é a hora que o cachorro quer fazer suas necessidades?

Cada vez que você ver seu filhote ou cão adulto andando em círculos e farejando  cantos diferentes da casa, prepare-se para levá-lo até o local escolhido para suas  necessidades. Tanto o tapete higiênico ou jornal, quanto a área externa. Dê o  comando, aguarde e, assim que ele terminar, elogie com o comando de elogio e  ofereça o petisco.  

Durante o período noturno nas três primeiras semanas, é recomendado levar o filhote  para o local de suas necessidades em um intervalo de três em três horas. 

Depois de algumas semanas, seu pet já vai estar acostumado com essa rotina  estabelecida e, provavelmente, vai alertá-lo com um ou dois latidos sempre que quiser  ir ao “banheiro”. Tente não ignorar esse chamado para manter a rotina.  

Dependendo do tamanho do pet, esse chamado pode acontecer a cada três horas, de  hora em hora ou até menos tempo. Todas as vezes que ele andar em círculos e fungar  pelos cantos, você vai ter que continuar levando-o para fora até que esteja  devidamente treinado para suas necessidades. Mesmo que ele não faça nada.  É um exercício de disciplina para você e seu pet, que vai valer muito a pena no final.

O que fazer para evitar “acidentes” em outros locais?

Cão preto com marros fazendo suas necessidades  na grama baixa e vestindo uma coleira preta.

É normal acontecerem alguns “deslizes” com as necessidades fisiológicas dos pets.  Eles podem acabar escolhendo outro lugar para aliviar suas vontades e te dar um  trabalhinho a mais na limpeza. Trouxemos aqui algumas dicas do que deve ser feito  nesses casos, mantendo a disciplina e harmonia entre vocês:

1) Não utilize nenhuma punição contra o cachorro

Não grite com ele ou esfregue sua cara na sujeira. E em nenhuma situação, adote  algum tipo de agressão física contra ele. Além de poder responder judicialmente por  isso, vai assustar o cachorro e regredir alguns passos no processo de aprendizagem.  Você não quer que ele tenha medo de você, e sim, seu respeito.

2) Observe os sinais do seu cachorro

Caso você não tenha notado que ele está dando sinais de que quer ir ao banheiro e  pegou ele se aliviando em algum lugar fora do escolhido, utilize algum som diferente  (como bater palma ou um comando diferente) e mande-o até o local certo. Na mesma hora. Só assim ele vai se condicionando onde deve fazer suas necessidades.

3) É importante manter a higiene

A higiene do local escolhido para as necessidades do pet é uma das suas prioridades  diárias. Também é extremamente importante que você mantenha muito higienizado os  outros locais onde ocorreram esses “acidentes”. O cachorro é condicionado pelo  cheiro. Se ele continuar sentindo seu cheiro em outras partes da casa, vai continuar  repetindo suas necessidades ali. O ideal é tirar seu cheiro de lá.

Mas e se o pet faz xixi na hora que você chega em casa ou durante brincadeiras?

Um cão perfeitamente treinado pode deixar escapar um pouco de urina quando está  muito animado ou nervoso. Isto é chamado de micção involuntária. A chave para  quebrar esse hábito é não fazer disso uma confusão. Como já visto, punições como  gritos ou agressões físicas só irão deixar seu cão mais ansioso.  

Ao invés de se irritar com o cachorro, tente seguir estas dicas de treinamento divididas  em duas fases: 

Fase 1: Mantenha seu cão calmo 

  • Tente chegar em casa da forma mais tranquila e casual possível 
  • Não pare na frente de seu pet, tentando fazer contato visual, nem acene com a mão  acima dele. 
  • Abaixe-se e ofereça a palma da sua mão para que ele cheire e lamba.

Fase 2: Dê ao seu cão uma nova alternativa para recebê-lo em casa 

  • Ensine seu cão o comando “Sentar” 
  • Ensine-o a “Dar a pata' 
  • Peça ao seu cão para 'sentar', em seguida, “dar a pata” e aí sim, dê-lhe um  cumprimento. 

Pets adoram fazer esses truques periodicamente com seus cuidadores. É mais uma  forma de interação na rotina de todos. 

Quanto tempo demora para o cachorro aprender a fazer as necessidades no lugar certo?

Com o adestramento de cães correto, muita atenção e disciplina, seu amigo poderá aprender a usar o banheiro em aproximadamente três semanas. Entretanto, não se desespere caso demore um pouco mais. Cada animal tem seu tempo de aprendizado. Com bastante paciência e reforço da prática, ele irá absorver o conhecimento.

Como limpar o xixi de cachorro?

Por mais treinado que o cão seja, ele pode fazer xixi no lugar errado por algum motivo, seja por um problema de saúde, medo ou necessidade de chamar atenção. Quando isso acontecer, é importante limpar a área rapidamente para evitar manchas e odores desagradáveis.

Primeiro, use um papel toalha ou pano absorvente para retirar o excesso de urina. Em seguida, com um pano limpo, aplique um produto de limpeza específico para eliminação de odores no local. Deixe-o agir por alguns minutos e depois retire com um pano limpo e seco.


Aqui no blog PEDIGREE® você encontra diversas dicas de alimentação, saúde, cuidados e adestramento de cães. Acesse e descubra como tornar os dias do seu melhor amigo mais felizes e tranquilos!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online