PEDIGREE BR
Pesquisa
Comportamento

O que esperar de seu cão adolescente

O que esperar de seu cão adolescente

O período da adolescência canina é marcado por mudanças no corpo, nas emoções e  no comportamento dos cães. Até mesmo os cachorros filhotes comportados e treinados  podem se tornar hiperativos, destrutivos e agressivos durante a puberdade.  

Nessa fase, o instinto do seu cão diz a ele que é hora de sair e se mostrar, deixando  seu cheiro em toda parte para marcar território e alertar a concorrência. Seu desafio  aqui será dar liberdade e independência ao seu amigo, sem entrar em situações  desconfortáveis com outros animais e pessoas. 

Para te ajudar a passar por essa fase da melhor forma possível, vamos explicar o que  esperar de um cachorro adolescente e como conviver com ele. Confira!

Quando começa a adolescência canina?

Cão branco e marrom brincando de morder com  outro cão preto, branco e marrom que esta deitado no chão  com terra e grama.

A duração da adolescência varia de acordo com cada animal, mas ela pode  permanecer por até um ano. Depois disso, os cães atingem a maturidade e o  envelhecimento se torna mais lento.

Quais mudanças de comportamento acontecem na puberdade?

Cão branco e marrom brincando de morder com  outro cão preto, branco e marrom que esta deitado no chão  com terra e grama.

Como mencionamos, a adolescência é responsável por diversas mudanças de  comportamento canino. Apesar de nem todos os cães passarem pelas mesmas  mudanças, os principais sinais da puberdade são: 

− Agressividade; 

− Excesso de energia; 

− Pouco tempo de atenção; 

− Problemas de socialização; 

− Desobediência; 

− Comportamento sexual obsessivo; 

− Curiosidade exagerada; 

− Necessidade de marcar território.

Existem diferenças de comportamento entre fêmeas e machos?

Cão preto e marrom com bota bege na boca em posição de  fuga.

Sim. Assim como acontece com as pessoas, a adolescência também provoca impactos  diferentes em cada gênero de cachorro. Isso acontece porque as fêmeas produzem  
hormônios distintos dos machos. 

Nas fêmeas, ocorre a chegada do primeiro cio, que tende a deixar a cachorra mais territorialista, agressiva e mal-humorada, principalmente se ela estiver na companhia de outras fêmeas. 

O comportamento dos cães machos também tende a ficar mais agressivo e possessivo. Para marcar território, eles começam a levantar a perna para fazer xixi. Por  conta da alta produção de hormônios, é normal que os pets tentem montar em pessoas  ou objetos, simulando atos sexuais.

Como lidar com um cão adolescente? 

Cão amarelo sentando olhando para uma pessoa que está  com uma coleira vermelha na mão em um fundo desfocado  de uma sala.

O primeiro passo para passar pela adolescência canina com mais facilidade é  reconhecer que essa fase é natural e está conectada à produção de hormônios.  Portanto, a desobediência e a mudança repentina de comportamento não devem ser  vistas como uma falha do pet ou de quem cuida dele.

Entretanto, vale destacar também que os hábitos desenvolvidos nesse período podem  se repetir pelo resto da vida. Por isso, é importante educar o cão com cuidado, firmeza  e paciência.

Para garantir mais qualidade de vida para o cachorro e uma relação tranquila com ele,  você pode seguir as práticas abaixo:

1. Ofereça um ambiente interativo: como mencionamos acima, o excesso de  energia é um dos principais sinais da adolescência.

Por conta disso, os cachorros  ficam mais propensos a roer móveis e destruir objetos. Para que ele gaste a energia  acumulada da forma correta, você pode criar um ambiente mais interativo: espalhe  brinquedos para cachorros pela casa e incentive-o a brincar com eles. Assim, ele se  concentra em um objeto apropriado e não sente a necessidade de destruir o  restante da casa;

2. Organize uma rotina de atividades físicas: passeios e brincadeiras ao ar livre  também ajudam a gastar a energia do pet, evitando o tédio e o estresse. Se  possível, organize sua rotina para passear com o cão pelo menos duas vezes ao  dia. Dê preferência para os horários em que o clima estiver mais ameno;

3. Invista no adestramento positivo: o adestramento positivo é uma das melhores  maneiras de educar os animais. A prática consiste em recompensar as atitudes  positivas do cão, em vez de puni-lo por fazer algo errado. Esse reforço das boas  atitudes o ajuda a entender quais ações são corretas ou não, sem violência e  sofrimento;

4. Agende a castração do cachorro o quanto antes: apesar de muitas pessoas a  enxergarem como um tabu, a castração é uma ótima aliada para manter o bom  comportamento e o bem-estar animal. Além de reduzir a produção de hormônios e  acalmar os ânimos, a operação evita diversas doenças graves, como câncer de  próstata e de mama. Clique aqui para conferir nosso artigo completo sobre a  castração do cachorro!

Por fim, é importante ressaltar que, apesar de difícil, essa fase é passageira. Seguindo  as dicas acima com paciência, cuidado e determinação, você e seu melhor amigo  passarão pela adolescência canina de uma forma mais fácil e tranquila, aproveitando  todos os momentos da vida!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online