PEDIGREE BR
Pesquisa
Adestramento

Treinamento Agility: saiba mais sobre o esporte para cães

Cachorro médio de pelo bege, descendo um obstáculo fixado no chão com um fundo de floresta desfocado.

O Treinamento Agility é um esporte rápido e competitivo, onde seu cão deve passar por uma série de obstáculos - como aros, rampas e túneis - o mais rápido possível. É um exercício muito divertido e que ajuda a manter a saúde do seu amigo em dia enquanto ele aproveita o tempo ao seu lado. Gostou? Então, vem com a gente e descubra tudo sobre a prática!

Como funciona o Treinamento Agility?

Como funciona o treinamento Agility?

O Agility surgiu na década de 1970 para entreter a plateia do Cruft Dog Show, famosa exibição de cães da Inglaterra. De lá para cá, ele se tornou um dos principais esportes caninos do mundo, passando por campeonatos estaduais e chegando até os mundiais.

A competição conta com algumas regras: o condutor ou condutora do cachorro deve guiá-lo por todo o circuito, que só será conhecido no dia da prova. O principal objetivo do torneio é completar o percurso seguindo todas as etapas estabelecidas sem cometer falhas. Para isso, são proibidos o contato físico e a utilização de guias ou outros objetos que chamem a atenção do pet.

Apesar do tempo ser importante, vale destacar que no Agility o mais importante é a habilidade de passar pelos obstáculos, e não a velocidade. Por isso, não é uma prova de corrida, como muitas pessoas pensam.

Quais cães podem praticar o Treinamento Agility?

Quais cães podem praticar o Treinamento Agility?

Algumas raças, como o Pastor Alemão e o Border Collie, costumam se destacar neste tipo de exercício, mas todo cachorro filhote, adulto ou até mesmo idoso pode ser educado para competir nas provas. Se ele possuir as qualidades, treinamentos e equipamentos corretos, irá se sair bem e passar pelos obstáculos sem dificuldade.

Existem duas características que devem ser observadas para a atividade: comando e obediência. Se seu cão tiver bom comando, ele vai ser rápido, focado. Já a obediência é uma medida para entender quão fácil de ensinar e paciente o seu amigo é.

Entretanto, as limitações e o estado de saúde do cachorro devem ser levados em consideração antes de começar o treinamento: escolha um veterinário de confiança e verifique se seu pet está apto a praticar os exercícios. Cães braquicefálicos, por exemplo, podem apresentar diversas complicações respiratórias e passar mal em dias muito quentes. Já os que possuem problemas na coluna e nas articulações, devem se exercitar com cautela, para não agravar o quadro.

Quais as vantagens do esporte para o cachorro?

Quais as vantagens do esporte para o cachorro?

O Treinamento Agility possui diversas vantagens tanto para o cachorro quanto para o condutor ou condutora. Como mencionamos anteriormente, ele é uma ótima forma de passar o tempo com seu amigo, melhorar a comunicação e fortalecer o relacionamento e a fidelidade entre vocês. Além disso, ele oferece diversos benefícios de saúde e de convivência. Os principais são:

  • Estímulo do esforço físico e mental;
  • Gasto da energia acumulada;
  • Redução do tédio, ansiedade e estresse;
  • Prevenção de maus comportamentos;
  • Socialização com outros cães.

Onde posso treinar meu cachorro?

Onde posso treinar meu cachorro?

Existem diversas escolas para cães especializadas em Treinamento Agility. Para encontrar o lugar certo para o seu amigo, procure por boas referências na internet e entre pessoas conhecidas. Depois, visite o local e esclareça todas as suas dúvidas com a equipe de profissionais.

O treino em casa ou em parques também está valendo. Para isso, improvise os obstáculos com objetos que podem ser encontrados facilmente no seu dia a dia: você pode utilizar caixas de papelão para criar túneis, cones para ensinar o cão a fazer curvas, tábuas para montar rampas e canos de PVC que simulem barras para treinar os saltos. Com um espaço apropriado e um pouco de criatividade, você terá um circuito completo para praticar sempre.


Gostou do conteúdo? No site PEDIGREE® você encontra diversas dicas de treinamentos e comandos para manter seu cachorro comportado e saudável. Acesse e confira!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online