Encontre produtos para as necessidades do seu cão.
Uma alimentação completa e balanceada é fundamental para garantir o desenvolvimento do cachorro filhote nos primeiros meses de vida, fazendo com que ele tenha força e energia para explorar o mundo e se divertir ao seu lado.
Essa fase pode gerar diversas dúvidas para os tutores e tutoras de primeira viagem. Mas não se preocupe, nós preparamos um guia de nutrição para esclarecer as principais perguntas sobre a alimentação do cachorro filhote. Continue lendo e confira!
O desmame do filhote de cachorro tende a acontecer após 30 ou 45 dias de vida. Nesse período, é indicado que a troca do leite materno para a ração seja feita de forma gradativa, para que o pet possa se acostumar com mais facilidade ao novo alimento.
Entre o 30º e 45º dia, sirva pequenas quantidades de ração seca alternando com o leite materno. Para facilitar a digestão e a mastigação dos filhotes (que ainda estão desenvolvendo os dentes), sugerimos amolecer os grãos de ração. Para isso, você pode molhar a ração do cachorro filhote com água morna, até que vire uma papinha.
Você também pode oferecer o Sachê PEDIGREE® ou Patê em Lata PEDIGREE®. Eles contam com todos os nutrientes que o filhote precisa para crescer saudável e cheio de energia, além de serem alimentos molhados que contribuem para a hidratação e facilitam a mastigação.
A transição entre os alimentos costuma durar uma semana, mas pode ser prolongada conforme as necessidades de cada filhote. No primeiro dia, ofereça o alimento bem pastoso e em pouca quantidade. A cada dia que passar, sirva refeições mais consistentes e em maiores quantidades, diminuindo as porções de leite materno. Faça isso até que o cão esteja se alimentando somente com ração seca e úmida.
Não. O único leite que o filhote de cachorro precisa é o materno, vindo diretamente da mãe. Ele possui as quantidades ideais de nutrientes e anticorpos que a espécie necessita para se desenvolver.
O leite de vaca ou de qualquer outro mamífero contém quantidades diferentes de nutrientes, podendo causar déficits nutricionais e prejudicar o sistema digestivo do filhote, provocando vômito, diarreia, dores no abdome e outras complicações de saúde.
Caso a mãe não esteja presente ou não consiga amamentar o filhote até ele completar 45 dias de vida, procure um veterinário. Ele poderá indicar o melhor suplemento para substituir o leite materno, considerando a idade, porte, raça e quadro de saúde do animal.
A porção diária de ração irá depender de diversos fatores, como a raça, porte, peso e estilo de vida do pet. Para saber qual a quantidade de ração para cachorro filhote, consulte um veterinário ou siga nossas diretrizes de alimentação. Elas estão indicadas no verso das embalagens de ração e nas páginas de produtos em nosso site.
Ao contrário dos cães adultos, os filhotes não têm noção de saciedade nem comportam grandes quantidades de comida no estômago. Além disso, eles gastam energia com mais facilidade, fazendo com que precisem repor as calorias mais rápido. Por esses motivos, recomenda-se que a quantidade diária de ração seja dividida em diversas porções ao longo do dia, seguindo as recomendações abaixo:
Para filhotes de até 4 meses: quatro ou cinco refeições por dia;
Para filhotes de 5 a 7 meses: três ou quatro refeições por dia;
Para filhotes de 8 a 12 meses: duas ou três refeições por dia.
Não. As necessidades nutricionais do filhote são diferentes das do cão adulto, precisando de maiores níveis de gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e fibras no primeiro ano de vida. Por isso, sua ração deve ser correspondente à fase da vida em que ele se encontra.
A longo prazo, o consumo de alimentos para cães adultos poderá resultar em déficits nutricionais para o filhote, que prejudicam o desenvolvimento e o fortalecimento do organismo.
Caso você tenha um cachorro adulto em casa, procure servir as refeições em ambientes diferentes para que um não coma a ração do outro.
Os cães são considerados adultos ao completarem um ano de vida. Após esse tempo, recomenda-se substituir a ração para filhotes pela ração para adultos. Para evitar estranhamentos e complicações intestinais, recomendamos que a troca de ração do cachorro seja feita aos poucos, conforme as seguintes dicas:
Do 1º ao 2º dia: ofereça ¾ da ração para filhotes e ¼ da ração para adultos;
Do 3º ao 5º dia: ofereça 2/4 da ração para filhotes e 2/4 da ração para adultos;
Do 6º ao 8º dia: ofereça 1/4 da ração para filhotes e 3/4 da ração para adultos;
A partir do 9º dia: ofereça apenas a ração para adultos.
A ração seca e a ração úmida são alimentos completos e balanceados que oferecem todos os nutrientes necessários para que filhote cresça e se desenvolva com muita saúde. Por isso, esses dois tipos de ração são o suficiente para garantir uma nutrição adequada.
Contudo, muitos tutores e tutoras gostam de servir alimentos naturais para agradar o cão, mas é importante saber quais são liberados para os animais. As comidas mais recomendadas são as frutas. Você pode dar maçã e banana para cachorro filhote, pois são opções nutritivas e atrativas para o paladar do cão.
Lembre-se de tirar toda a casca e remover os caroços ou sementes. Também é importante que você sirva pequenas quantidades para evitar complicações no intestino. Para a segurança do pet, sempre consulte um veterinário antes de oferecer frutas ou qualquer outro alimento natural a ele.
Agora que você já sabe como alimentar um cachorro filhote, acesse nosso site e confira todas as rações e petiscos PEDIGREE® para essa fase da vida. Ao adquirir nossos produtos, você não só contribuirá para a saúde do seu pet, como também ajudará milhares de cães abandonados e resgatados em todo o território brasileiro.
A cada compra de produtos PEDIGREE®, parte do lucro é revertido para o programa PEDIGREE® Adotar É Tudo de Bom, que ajuda os cães do Brasil a encontrarem lares amorosos e seguros. Em mais de 15 anos de atuação, o projeto já promoveu mais de 84 mil adoções, além de contribuir com ONGs e protetores de animais por meio da doação de mais de 2.500 toneladas de alimentos.
Acesse a página do programa PEDIGREE® Adotar É Tudo de Bom para saber mais sobre a iniciativa e ajude os cães em situação de rua ao comprar os produtos para seu pet!
Gostou do conteúdo? No blog PEDIGREE® você descobre diversas dicas de alimentação para cachorros em todas as fases da vida. Visite e explore o universo canino com a gente!
Compre online
Clique para comprar em qualquer um dos varejistas abaixo