PEDIGREE BR
Pesquisa
    Nutrição Canina

    Alimentos perigosos para cachorros

    Cachorro da raça Akita Inu com pelagem marrom e branca, usando um lenço azul com bolinhas brancas, posando em frente a um fundo amarelo vibrante.

    Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o organismo dos cachorros funciona de uma maneira diferente do humano e por isso, requer cuidados e muita atenção dos tutores para que todas as vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde animal sejam ingeridas diariamente. Se você acabou de adotar um cachorro e está em dúvida sobre quais alimentos são perigosos para os peludos e devem ficar fora do alcance dele, esse artigo é pra você.

    Existem comidas tóxicas para cachorro?

    Sim, algumas comidas são extremamente prejudiciais para o organismo do animal e podem ser fatais se ingeridos em grande quantidade, e vale lembrar que essa “quantidade” depende do porte e peso do seu pet. Por esse motivo, para evitar que ele fique doente, o ideal é que eles sejam evitados. Abaixo, listamos 10 alimentos perigosos:

    Cachorro pode tomar café?

    Mãos segurando uma xícara de café com latte art em formato de folha, sobre uma mesa de madeira.

    A bebida tão amada pelos brasileiros é inofensiva ao organismo humano se ingerida em quantidade adequada, mas pode ser fatal para o cachorro. Isso porque o organismo canino não consegue digerir a cafeína, fazendo com que o animal sobrecarregue o sistema cardíaco, nervoso e urinário. 

    Entre os sintomas comuns da intoxicação estão a hiperatividade, tremores e até mesmo convulsões. 

    Cachorro pode comer chocolate?

    Pote de creme de avelã com pedaços de chocolate, avelãs inteiras e folhas de hortelã sobre uma superfície escura polvilhada com cacau em pó.

    Doce coringa para os tutores, é apetitoso para os humanos, mas será que cachorro pode comer chocolate? A resposta é não, o chocolate é altamente tóxico e se ingerido em grande quantidade pode matar, mas mesmo em pequena quantidade é um alimento perigoso e causa vômitos, diarréia, febre, ritmo cardíaco acelerado, convulsões e até mesmo ataques cardíacos. 

    Quanto maior a concentração de cacau (quanto mais escuro for o chocolate) maior também a presença de substâncias como a teobromina e a cafeína, que como já dissemos não é metabolizada pelos cães. Por isso, se acidentalmente o seu cachorro comeu chocolate, leve-o o mais rápido possível ao médico veterinário.

    Cachorro pode comer abacate?

    Abacates inteiros e cortados ao meio, com caroço e sem caroço, dispostos sobre uma superfície de madeira.

    Se engana quem pensa que as frutas são alimentos liberados. Elas podem ser ricas em substâncias perigosas para os cães, como é o caso do abacate. Inofensivo para nós, o abacate faz mal para cachorro e é um dos alimentos proibidos para os pets. 

    A persina, presente na casca, caroço e folhas do abacate causa problemas gastrointestinais, ocasionando diarréias e vômitos, que podem levar o cão a desidratação, quadro grave que se não tratado pode evoluir para óbito. 

    Além disso, o abacate é rico em gordura que pode levar a um quadro de pancreatite. 

    Cachorro pode comer tomate?

    Três tomates vermelhos frescos, sendo dois inteiros e um cortado ao meio, exibindo sua polpa e sementes, sobre um fundo branco.

    Por ser um alimento visto pelos humanos como saudável, muitos tutores se questionam se o cachorro pode comer tomate, especialmente quando estamos nos alimentando e eles fazem aquela carinha de pidão. No entanto, além de sua alta acidez, o tomate contém uma substância chamada solanina, uma toxina que causa alterações intestinais, perda de coordenação motora, convulsões e alteração no ritmo cardíaco dos pets.  

    Cachorro pode comer alho e cebola?

    Cabeça de alho, dentes de alho descascados, meia cebola cortada e ramos de alecrim dispostos sobre um fundo branco.

    Assim como o tomate e a cebola, o alho é tóxico para cachorro e não deve fazer parte da alimentação do animal. Os temperos indispensáveis na cozinha brasileira, possuem altos níveis de uma toxina chamada tiossulfato, que causa sintomas graves quando oxidam os glóbulos vermelhos (presentes no sangue), causando letargia, diarréia e alteração no ritmo cardíaco. 

    Cachorro pode comer carnes cruas?

    Pedaços de carne crua com marmoreio, dispostos sobre uma superfície escura, acompanhados de ramos de alecrim, sal grosso e um recipiente com grãos de pimenta colorida.

    Existe um mito de que a carne crua é boa para os cachorros, mas a verdade é que elas já apresentam perigo para o consumo humano, para os pets pode ser fatal. Isso porque a carne é uma comida de fácil contaminação por bactérias como a salmonella. 

    Cachorro pode comer ovo cru?

    Vários ovos marrons em uma embalagem de papelão, com um ovo quebrado exibindo a gema amarela.

    Quando a dúvida é se pode dar ovo cru para cachorro, a resposta é bem semelhante ao motivo que faz a carne crua ser perigosa. A fácil contaminação por bactérias nocivas à saúde animal. 

    Laticínios: Pode dar leite para cachorro?

    Pessoa segurando uma garrafa de leite em um supermercado, com prateleiras de produtos lácteos ao fundo.

    Queijo, leite, iogurtes ou qualquer derivado podem causar vômitos, dores de estômago e diarréia nos peludos. Isso porque o organismo, com o passar do tempo, produz menos lactase, enzima responsável por processar a lactose. Com isso, a ingestão desses itens se torna perigosa.

    Cachorro pode comer sal?

    Saleiro de vidro tombado com sal derramado sobre uma superfície de madeira.

    O tempero, que já deve ser usado com parcimônia pelos humanos, pode levar o animal à óbito. A intoxicação por íons de sódio aumenta a pressão arterial, a produção de urina e aumenta a sede, levando o peludo a um quadro de desidratação severa com muita rapidez. 

    O que fazer em caso de ingestão de alimentos perigosos?

    Homem caminhando ao lado de um cachorro marrom e branco com coleira, segurando uma xícara de café, em frente a um prédio com fachada de vidro.

    A resposta é simples: leve seu cachorro imediatamente a um médico veterinário. Não tente em hipótese alguma provocar vômitos ou obrigar o animal a ingerir qualquer outro alimento. Quanto mais rápido você agir, mais rápido o profissional da saúde conseguirá reverter o caso e seu pet estará a salvo. 

    Para manter seu peludo longe dos perigosos, invista em uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, vitaminas e tudo o que ele precisa. A linha de rações secas, úmidas e petiscos da PEDIGREE®. Todas as nossas receitas são desenvolvidas em conjunto com veterinários e nutricionistas do Instituto Waltham de Ciência e Cuidado Animal, uma das maiores autoridades mundiais em nutrição e cuidado animal.

    Pedigree imagery
    Comprar PEDIGREE® contribui para a adoção de cães em todo o Brasil!
    Close popup