PEDIGREE BR
Pesquisa
    Nutrição Canina

    Frutas na Alimentação Canina: Benefícios, Dicas e Como Introduzir

    Cachorro Jack Russell Terrier comendo melancia em gramado.

    alimentação dos cachorros é uma constante fonte de preocupação dos tutores. Afinal, todos querem ver os peludos cheios de saúde para brincar e se desenvolver como devem. 

    Com a chegada do verão, é comum que muitos voltem a se questionar sobre a inserção de frutas para os animais. Apesar de serem ricas em vitaminas e fibras, é preciso cuidado na hora de escolher qual alimento oferecer ao seu animal. 

    Neste artigo vamos te mostrar quais frutas são permitidas no cardápio, dicas de como inseri-las na rotina e quais os benefícios podem trazer. Confira! 

    Como oferecer frutas para cachorro?

    As frutas são permitidas com moderação e podem ser ofertadas como agrado ou em forma de petisco natural para cachorros. Elas não devem substituir nenhuma refeição, pois não são alimentos completos capazes de oferecer sozinhos todos os nutrientes que os cães necessitam. 

    Então, quais frutas escolher?

    Cacho de Bananas em um fundo branco.

    Banana: O cachorro pode comer banana com certa moderação. Ela deve ser dada sem casca e cortada em pedaços, facilitando a mastigação e evitando engasgos. Nos dias mais quentes é possível congelar a fruta já cortada em sacos específicos de freezer e ofertar um pedaço por vez, ajudando o pet a se refrescar.

    Rica em fibras, vitaminas A, do complexo B, C e E, a banana tem ainda potássio e ajuda na função intestinal.

    Duas maçãs contra em um fundo branco.

    Maçã: Outra fruta permitida, é rica em probióticos e ajuda a regular a glicemia e aumentar a imunidade. O cachorro pode comer maçã em pedaços pequenos, com casca, desde que muito bem higienizada e sem talos e sementes. 

    Uma dica é bater a fruta com um pouco de água e fazer picolés, que podem ser ofertados também nos dias mais quentes.

    Uma melancia inteira e duas fatias em um fund branco.

    Melão e melancia: Com alta concentração de água, essas são duas frutas que o cachorro pode comer com moderação. Devem ser ofertadas sem casca e sem sementes e são boas opções para auxiliar na hidratação do peludo. 

    Que frutas o cachorro não pode comer?

    Mesmo sendo um alimento natural, é preciso ter em mente que algumas frutas são tóxicas para os animais e não devem fazer parte da alimentação, pois podem causar até mesmo problemas renais, cardíacos e levar o animal à óbito. 

    São elas:

    • Abacate;
    • Uva (fresca e seca);
    • Cereja;
    • Maracujá;
    • Ameixa (fresca e seca);
    • Carambola.

    Frutas cítricas podem ser ofertadas em pequena quantidade, mas é preciso ter em mente que alguns animais têm sensibilidade e elas podem causar irritação estomacal.

    Como inserir as frutas na alimentação do seu pet?

    Para garantir uma alimentação balanceada, segura e completa, opte por alimentos desenvolvidos especialmente para cães. As frutas podem ser inseridas na alimentação de maneira saudável e segura com os novos sabores de petiscos PEDIGREE® Biscrok bananamaçã. Opções que unem os benefícios da fruta em snacks formulados por especialistas para seus cães filhotes ou adultos. 


    Quer saber mais sobre o universo dos cães e ter dicas de saúde, alimentação e diversão com o seu pet? O site da PEDIGREE® conta com uma variedade de assuntos que vão te ajudar a fazer as escolhas certas para manter seu cãozinho sempre ativo, feliz e alimentado.

    Pedigree imagery
    Comprar PEDIGREE® contribui para a adoção de cães em todo o Brasil!
    Close popup