Encontre produtos para as necessidades do seu cão.
Perceber que um cão está doente nem sempre é fácil. Afinal, os pets não conseguem nos dizer com palavras o que eles estão sentindo. Além disso, muitas doenças não apresentam sintomas perceptíveis em um primeiro momento.
Para te ajudar a saber se o cachorro está doente, preparamos uma lista com 8 sinais comuns em doenças caninas. Confira!
Um dos principais sinais de que seu cachorro está doente é a mudança de comportamento. Cada pet tem suas peculiaridades e hábitos, como hora para dormir, jeito de brincar, etc. Ao notar que seu amigo está agindo de forma estranha, visite um hospital veterinário para checar sua saúde.
As principais mudanças de comportamento costumam ser apatia, sono desregulado, falta de interesse em brinquedos para cachorros e agressividade. Entretanto, cada animal tem um jeito de se comunicar e cabe ao tutor ou tutora analisar quando algo está saindo da rotina.
No dia a dia, os cães precisam de uma alimentação balanceada e completa, sem exagerar nas porções. A mudança repentina de apetite é um dos sinais de alerta para identificar que algo de errado está acontecendo.
O excesso de apetite pode significar diabetes, absorção incorreta dos nutrientes ou complicações na tireoide. Por outro lado, se seu cachorro estiver comendo pouco ou parecer enjoado da ração que sempre consome, não espere ele ficar dias sem comer para consultar um profissional. A falta de apetite também é um sinal comum de enfermidade.
O vômito e a diarreia são sinais claros de que algo está errado. A diarreia costuma ser provocada por complicações no sistema digestivo, mas também pode ser um alerta para doenças mais graves, como verminose, infecção por parasitas e até mesmo câncer.
O vômito também pode sinalizar diversas complicações de saúde, que variam de acordo com as características que ele apresenta. Os principais tipos de vômito e suas causas são:
- Vômito amarelo ou verde: ansiedade, alterações no fígado ou jejum prolongado; - Vômito marrom: ingestão de fezes;
- Vômito com espuma branca: intoxicação alimentar, refluxo ou gastrite; - Vômito com sangue: lesão interna, ingestão de objetos cortantes, verminosa, doença do carrapato, cinomose canina, câncer, parvovirose e outras doenças graves.
Além disso, o vômito junto com a diarreia pode ser um sintoma de alergia canina causada por alimentos específicos. Em todos os casos, procure um veterinário e detalhe as características da situação. Quanto mais informações, mais fácil e rápido será o diagnóstico.
Na maioria dos casos, a perda de peso é resultado da falta de apetite e da diarreia. Mas é preciso tomar cuidado: esse sintoma também pode ser um aviso para complicações mais sérias, como diabetes, tumores e virose em cachorros, além de alterações no fígado, rins ou coração.
Os problemas respiratórios mais frequentes em cães são:
- Tosse;
- Espirro;
- Coriza;
- Secreção ocular;
- Ronco;
- Chiados;
- Falta de ar.
Essas complicações são mais comuns em cães de raças braquicefálicas, que possuem o nariz achatado, como o Pug, o Buldogue e o Boxer. Apesar disso, os problemas respiratórios podem afetar todos os pets e indicar doenças como bronquite, asma, pneumonia e edema pulmonar.
Apesar de ser mais comum em cães idosos, a dificuldade para se locomover também pode afetar cães mais novos, como um alerta para diversas complicações. As mais frequentes são:
- Artrite;
- Hérnia de disco;
- Ruptura nos ligamentos;
- Luxação na patela;
- Displasia coxofemoral.
Gostou do conteúdo? No Blog PEDIGREE® você encontra diversas dicas de saúde para manter o bem-estar e qualidade de vida que seu melhor amigo merece. Acesse e não perca nossas atualizações!
Quer encontrar um novo integrante para sua família? Visite o site de adoção de cães pedigreeadotar.com.br, encontre o match perfeito e adote um amor pra toda vida! 🎔
Compre online
Clique para comprar em qualquer um dos varejistas abaixo