PEDIGREE BR
Pesquisa
Cuidados

Castração: tudo o que você precisa saber

Castração: tudo o que você precisa saber

Ao contrário do que muitos pensam, a castração não é um ato de maldade ou egoísmo. Muito pelo contrário: ao castrar o cachorro, você previne diversas doenças graves, comportamentos agressivos e reproduções indesejadas, colaborando para o controle populacional de animais e diminuindo o número de cãezinhos abandonados. 

Apesar de hoje em dia a castração ser um assunto mais abordado por veterinários, ela ainda está rodeada de informações falsas que causam medo nos tutores. Para acabar de vez com suas dúvidas sobre o tema, respondemos as perguntas mais frequentes sobre a cirurgia e seus benefícios para a saúde do cachorro. Confira! 

Por que castrar o cachorro? 

A castração faz muito mais do que evitar a reprodução indesejada: ela oferece diversas vantagens para a saúde do cachorro e para a sua. Afinal, diversas doenças podem ser transmitidas para os humanos também (como falamos no nosso post sobre vacinas para cachorros).

Além disso, o cachorro castrado fica mais calmo, diminui o hábito de marcar território, e fica prevenido do câncer de mama, de próstata e da gravidez psicológica, no caso das fêmeas.

Como consequência de uma vida mais saudável, a expectativa de vida também aumenta e você poderá passar mais tempo com o seu melhor amigo!

Quando castrar o cachorro?

A castração do cachorro não possui uma data exata para acontecer. O melhor é conversar com um bom veterinário e descobrir o período ideal para a cirurgia do seu pet, além de confirmar se não há alguma restrição para a operação. 

Na maioria das vezes, a castração é realizada quando os pets ainda são filhotes, logo após todas as vacinas terem sido tomadas. Isso porque, após o ciclo de vacinação, eles ficam mais resistentes e correm menos risco de se contaminar no hospital veterinário. 

Os machos podem cruzar com sucesso a partir de sete ou oito meses, então é bom falar com o veterinário antes que seu cão chegue aos seis meses de idade.  

Já as fêmeas geralmente são castradas antes do primeiro cio ou três meses depois. Por isso, é interessante procurar por atendimento veterinário entre os cinco e seis meses de idade. 

Apesar disso, nunca é tarde para castrar seu animalzinho. Como vimos, mesmo na fase idosa, a castração oferece diversos benefícios para a saúde.

Como é feita a castração?

Um cão marrom, de porte pequeno, é examinado por uma veterinária. O cachorro está com o cone de proteção.

A castração do macho é feita a partir da retirada dos testículos, reduzindo a produção do hormônio testosterona.

Enquanto isso, a castração de fêmeas costuma ser um pouco mais invasiva, pois consiste na retirada do útero e dos ovários, através de um corte no abdômen. A cirurgia diminui o desenvolvimento dos hormônios sexuais estrógeno e progesterona. 

Vale também ressaltar que, antes de qualquer coisa, é importante realizar exames cardiológicos e de sangue no animalzinho, para que o médico possa conferir se está tudo certo para a operação. 

Cachorro castrado levanta a perna?

Sim. Apesar da castração diminuir – ou cessar – comportamentos territorialistas, muitos cachorros continuam levantando a perna para fazer xixi depois de operados.

Isso acontece principalmente com pets que são castrados depois de adultos: como eles passam mais tempo de vida marcando território, acabam se acostumando a levantar a perna para fazer xixi.

Quando o cão é castrado ainda filhote, ele não possui essa mania tão estabelecida e, por isso, tem mais chances de parar de levantar a perna após a operação.

Quantos dias dura a recuperação do cachorro castrado e quais são os cuidados no pós-operatório?

A recuperação do cachorro castrado costuma durar entre 7 e 10 dias. Então você precisará dedicar cuidados extras ao seu cachorro na semana seguinte à operação, certificando-se de que o corte e os pontos estejam sempre limpos e secos. 

Para isso, peça orientações ao veterinário sobre como fazer curativo no cachorro castrado. Providencie também uma roupa pós-cirúrgica ou um colar elizabetano, para que o pet não tenha contato com os pontos. 

Nesse período, é recomendado evitar atividades que requerem muito esforço, como passeios longos e brincadeiras em excesso. Fique de olho também no comportamento do cão: incontinência urinária, sono e falta de apetite são sintomas comuns no pós-operatório, mas caso persistam mesmo com o uso de remédios, retorne ao hospital veterinário o quanto antes. 

Por fim, é preciso dispor de um cuidado especial com a alimentação. A castração causa mudanças na produção de hormônios e no metabolismo do cachorro, fazendo com que ele precise de menos calorias e energia do que antes. Além disso, o animal tende a ficar mais sedentário, uma vez que não há mais o desejo de reproduzir ou de estabelecer seu território. 

Para que seu cãozinho não fique acima do peso após a cirurgia, é importante regular a quantidade diária de ração de acordo com suas novas necessidades. Lembre-se sempre de optar por um alimento rico em fibras, vitaminas e minerais: PEDIGREE® conta com uma linha saborosa e nutritiva de rações secas e úmidas para manter seu amigo saudável e feliz em todas as fases da vida!


Agora que você já sabe tudo sobre castração, que tal conferir outros artigos PEDIGREE®?
Acesse nosso site e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo canino!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online