PEDIGREE BR
Pesquisa
Nutrição Canina

Ração para cachorro idoso: por que é diferente?

Imagem de um golden retriever deitado no chão com a língua de fora e um bowl branco entre suas patas dianteiras. Ao fundo, uma porta branca.

Entre os principais cuidados com o cachorro idoso, devemos pensar especialmente na alimentação: ela precisa ser formulada para atender às necessidades nutricionais específicas dessa fase da vida, a fim de que o cão aproveite os dias com muita saúde e disposição.

A seguir, você descobre como escolher a melhor comida para cachorro idoso e a importância de fazer a transição do alimento no período correto. Venha com a gente e saiba mais!

Com quantos anos o cachorro fica idoso?

Imagem de um cachorro idoso marrom com as pontas da pata e o centro da cara brancos, deitado em um cama de cachorro com uma manta embaixo.

A senioridade pode variar de acordo com o tamanho do animal. Cães de pequeno porte tendem a viver mais tempo e, por isso, envelhecem mais devagar, tornando-se idosos a partir dos 10 anos de idade. Já os cães de grande porte costumam chegar nessa fase mais cedo, por volta dos 7 anos.

Por que o cachorro idoso tem que comer ração sênior?

Ao longo dos anos, o organismo do cão passa por diversas mudanças, provocando a perda de massa muscular, problemas digestivos, sedentarismo e maior propensão a doenças crônicas. Dessa forma, é importante que a nutrição do cachorro seja adaptada para atender aos cuidados específicos que cada fase da vida demanda.

Qual a diferença entre a ração para cães idosos e adultos?

Imagem de um labrador retriever branco com um pote de alumínio na boca e armários de cozinha ao fundo.

A ração para cães idosos é desenvolvida pensando nas necessidades nutricionais mencionadas acima. Por isso, ela contém menos calorias e gorduras, mais fibras e proteínas e ingredientes que ajudam a manter a saúde das articulações, ossos, pele e pelagem.

Caso o cachorro velhinho seja alimentado com a ração para cães adultos, ele poderá desenvolver um déficit nutricional, prejudicando a saúde do corpo e seu bem-estar.

Como escolher a melhor ração para cão idoso?

A melhor ração para cão idoso é aquela que supre o máximo de suas necessidades nutricionais. Por isso, você deve se atentar aos seguintes fatores na hora de escolher o alimento:

  • Calorias: com o passar do tempo os cães se tornam mais sedentários e, por isso, precisa consumir menos calorias durante o dia. Para evitar a obesidade canina, dê preferência para rações menos calóricas; 

  • Fibras: são essenciais para manter o bom funcionamento do intestino, que tende a ficar mais “preguiçoso” ao longo dos anos; 

  • Vitaminas e minerais: precisam estar presentes no alimento em grandes quantidades para fortalecer o sistema imunológico e o organismo, evitando complicações de saúde típicas da fase idosa; 

  • Proteínas: também devem estar contidas em altas doses para fortalecer a musculatura e manter os pelos sadios; 

  • Corantes e aromas artificiais: além de desnecessários, são prejudiciais à saúde. Invista em um alimento saudável, sem corantes e aromas artificiais.

Fora os requisitos acima, também é importante que você ofereça a ração úmida para cachorro idoso. Além de ser uma excelente fonte de proteína e hidratação, ela conta com pedaços macios de carne que facilitam a mastigação, já que na fase idosa muitos cães apresentam dentes enfraquecidos.

Aqui em nosso site você encontra o delicioso sachê PEDIGREE® para cão sênior no sabor carne ao molho. Sua receita possui balanço ideal de fibras e antioxidantes que contribuem para o envelhecimento saudável. Clique aqui e confira todos os benefícios!

Como fazer a troca de ração?

Imagem de um Golden Retriever em pé, comendo ração sênior para cães em um pote de alumínio, com sua tutora abaixada ao seu lado e objetos ao fundo.

Quando chegar a hora de introduzir a ração sênior para cães na dieta, é importante que você faça uma transição gradativa entre o alimento atual e o novo para evitar estranhamento e problemas digestivos, como vômito e diarreia. Esse processo dura aproximadamente 9 dias, de acordo com as instruções abaixo:

  • Do 1º ao 2º dia: combine 75% da ração atual com 25% da nova;

  • Do 3º ao 5º dia: ofereça 50% de cada ração;

  • Do 6º ao 8º dia: combine 25% da ração atual com 75% da nova;

  • A partir do 9º dia: ofereça apenas a nova ração.

Vale ressaltar que a quantidade de comida para cachorro idoso irá variar de acordo com seu porte, peso e estilo de vida. Consulte um veterinário para definir a porção diária adequada.


Curtiu o conteúdo? Aqui no blog PEDIGREE® você encontra diversas dicas de saúde e alimentação para manter o bem-estar canino em todas as fases da vida. Acesse e confira!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online