PEDIGREE BR
Pesquisa
Nutrição Canina

Páscoa: pode dar chocolate para cachorro?

Imagem de um labrador branco em pé segurando uma vasilha de ração de alumínio na boca, entre armários brancos da cozinha, com um fogão e utensílios sobre a bancada ao fundo.

A época mais doce do ano está chegando e muitos tutores ficam em dúvida na hora de agradar seus pets com petiscos deliciosos, questionando até se o cachorro pode comer chocolate.

É comum que tenhamos muitas dúvidas a respeito dos alimentos proibidos e liberados para o consumo do pet, especialmente porque sabemos que os peludos fazem parte da família e muitas vezes no pedem insistentemente o que comemos. Mas afinal, cachorro pode comer chocolate?

Adiantamos que a resposta para esse questionamento é não. Chocolate não é petisco para cachorro e pode causar danos irreversíveis para a saúde do pet, levando-o até mesmo à óbito. Por isso, é preciso ter cuidado na hora de se deliciar com o doce, especialmente quando o cão estiver por perto.

A seguir, você descobre por que o chocolate faz mal para cães e o que fazer caso ele coma um pedaço sem querer. Leia e saiba mais!

Por que cachorro não pode comer chocolate?

Imagem de um cachorro da raça Jack Russell branco com manchas marrons na cabeça, sentado sobre um sofá cinza, com cortinas ao fundo.

O chocolate é muito tóxico para cachorro porque possui uma substância chamada teobromina, um estimulante encontrado no cacau que faz parte da mesma família da cafeína e da teofilina. A quantidade de teobromina presente no chocolate varia pelo tipo e quantidade do alimento, mas até mesmo um pequeno pedaço pode ser perigoso para o pet. Por ser um estimulante, a substância também pode ficar por até 6 horas no organismo do cachorro. Assim, os sintomas de intoxicação podem aparecer horas depois do consumo.

A teobromina não possuí antídoto e seu consumo é tratado como emergência médica, já que o chocolate é classificado como o alimento mais tóxico para animais, sendo possível tratar apenas os sintomas da intoxicação.

O que acontece se cachorro comer chocolate?

Mesmo com todo cuidado, o cão pode ingerir algum pedaço de chocolate sem querer, seja por um descuido na hora de guardar o doce ou porque outra pessoa ofereceu o alimento sem saber dos riscos. Por esse motivo, é importante conhecer e observar os sintomas de intoxicação em cachorro. São eles:

  • Vômito (que pode ou não ter sangue);

  • Aumento na produção de urina;

  • Dificuldade para andar;

  • Tremores;

  • Respiração ofegante;

  • Hemorragia intestinal;

  • Convulsões.

Os sintomas aparecem porque a ingestão do chocolate causa aumento na pressão arterial, além de arritmia cardíaca. Em casos mais graves, afetam também a parte neurológica do cão.

O que fazer se o cachorro comer chocolate?

Imagem de um filhote de bulldog caramelo e preto no colo de uma veterinária vestindo uniforme e estetoscópio no pescoço, com a cabeça apoiada em seu braço.

Caso você perceba que o cachorro comeu chocolate ou que ele está com sintomas de intoxicação por chocolate, leve-o imediatamente ao veterinário. Se possível, avise o médico sobre as quantidades ingeridas e o tipo de chocolate.

Como adiantamos, não há antídoto para a substância presente no chocolate. Por esse motivo, ter uma noção da quantidade e tipo de chocolate pode ajudar o veterinário a traçar melhor o plano de tratamento e entender o que ele pode esperar na evolução e tempo dos sintomas.

Entre os tratamentos utilizados estão o uso de carvão ativado, lavagem gástrica e a fluidoterapia (administração de soro), além de monitoramento da temperatura, sinais vitais do animal e até mesmo exames de coração, como o eletrocardiograma.

Conheça outros alimentos tóxicos para cães

Não é apenas o chocolate que está na lista de o que não pode dar para cachorro. Diversos alimentos considerados saudáveis para humanos podem prejudicar a saúde animal. Conheça os principais, a seguir:

  1. Chocolate;

  1. Alho;

  1. Cebola;

  1. Uvas;

  1. Passas;

  1. Nozes ou qualquer tipo de semente;

  1. Leite e derivados;

  1. Fritura;

  1. Adoçante.

Agrade seu cão com petiscos PEDIGREE®

Imagem de um cachorro branco com manchas marrons e pretas, sentado sobre a grama e olhando para a mão do tutor que segura um petisco pedigree.

Nós sabemos que os tutores adoram dar um agrado para seus pets, especialmente em datas festivas, quando todos da família estão celebrando e se deliciando com pratos tradicionais. Na hora de comemorar a Páscoa, ofereça petiscos PEDIGREE® para seu melhor amigo.

PEDIGREE® Biscrock e PEDIGREE® Marrobone são opções deliciosas e crocantes, ideais para mimar o cão. Assim como todas as nossas receitas, eles são desenvolvidos em conjunto com veterinários e nutricionistas do Instituto Waltham de Ciência e Cuidado Animal, uma das maiores autoridades mundiais em nutrição e cuidado animal. Assim, você cuida da alimentação do cachorro enquanto ele se diverte. Clique aqui e confira todos os produtos em nosso site!


No blog PEDIGREE® você encontra diversas dicas de alimentação e saúde para cuidar do seu melhor amigo. Acesse e confira nossas atualizações!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online