Encontre produtos para as necessidades do seu cão.
A otite canina é um termo usado para designar uma infecção no conduto auditivo dos cães. Ela pode ter várias causas e sintomas e, se não for tratada com rapidez e eficácia pode comprometer a saúde auditiva e física do animal.
Neste artigo vamos abordar como identificar os primeiros sintomas da otite em cachorro, quais as principais causas e quais os tratamentos.

Antes mesmo de falarmos da otite no cachorro, é preciso entender que o problema é classificado em 3 tipos:
Otite externa: acontece na região da pele que reveste o conduto auditivo,
Otite média: apesar de acontecer no ouvido médio, ela normalmente é uma otite externa crônica. Pode causar o rompimento do tímpano,
Otite interna: afeta a região mais profunda do ouvido, é a mais grave e atinge duas estruturas importantes do cão, a cóclea (responsável pela audição) e o chamado sistema vestibular, que mantém o equilíbrio.
Como falamos anteriormente, a inflamação no ouvido do cachorro pode ter causas diversas, entre as mais comuns estão:
Alergias: cães que possuem predisposição alérgica ou já apresentam algum tipo de alergia tendem a ter mais chances de desenvolver otite canina externa. Isso porque o revestimento interno das orelhas é uma extensão da pele do animal e se ele apresenta, por exemplo, dermatite atópica, é comum que essa alergia avance naquela região.
Bactérias, fungos e vírus: é verdade que a região abriga alguns microrganismos como ácaros e bactérias, mas em pequena quantidade. No entanto, com a falta de higiene ou até mesmo a baixa da imunidade, eles podem crescer de maneira rápida e causar otite.
Anatomia: alguns animais têm mais chances de apresentar a inflamação por conta do formato de suas orelhas. As orelhas pendulares (aquelas que ficam caídas) propiciam o abafamento do ambiente e o aumento da umidade na região, condições nas quais fungos e bactérias proliferam com mais facilidade. Entre as raças mais propensas estão beagle, cocker spaniel, basset hound e os labradores.
Higiene: a falta de higiene é sim uma causa comum de otite, o que muita gente não sabe é que o excesso de limpeza também pode trazer malefícios à saúde auditiva do seu cão. Isso porque pode eliminar a camada de proteção, deixando a área mais desprotegida.
O uso em excesso de soluções ceruminolíticas, cotonetes e de algodão também é prejudicial na hora de limpar ouvido de cachorro.
Lesões e acúmulo de corpos estranhos: feridas e cortes não tratados podem contaminar a pele ao redor do ouvido e até mesmo a parte interna. Além disso, o acúmulo de água (do banho ou brincadeiras na piscina), pedaços de algodão, areia, poeira ou parasitas como pulgas e carrapatos também são causas comuns de otite.

Nem sempre é fácil identificar o cachorro com dor de ouvido, isso porque os animais tentam muitas vezes se adaptar ao incômodo. Por esse motivo, é necessário ter atenção redobrada.
Entre as mais comuns estão:
A primeira coisa que devemos alertar é que não há um único remédio para cachorro com dor de ouvido, por isso, o melhor tratamento para otite em cachorro deve ser recomendado pelo médico veterinário.
Aos primeiros sintomas de incômodo ou dor, leve seu cão ao médico de confiança. Ele identificará quais regiões foram afetadas, qual o tipo de otite apresentada e prescreverá o melhor tratamento.
Normalmente, é recomendada a limpeza do conduto auditivo com soluções específicas e prescritos antibióticos, antifúngicos, anti-inflamatórios e até mesmo anestésicos locais. Tudo dependerá do que está causando a inflamação e em que parte do ouvido ela está.
Quer saber mais sobre a saúde dos cães? O site da PEDIGREE® conta diversos artigos sobre o tema, assim como conteúdos sobre as mais variadas áreas. Tudo para manter seu cãozinho saudável e feliz.

Compre online
Clique para comprar em qualquer um dos varejistas abaixo