PEDIGREE BR
Pesquisa
Saúde Canina

Cuidados com os cachorros no inverno

Imagem de um Jack Russell branco com manchas e pintas marrons deitado em uma manta mostarda de crochê.

Você sabia que os cachorros sentem frio no inverno? Com a chegada das baixas temperaturas pelo país, é importante que você siga alguns cuidados especiais para manter seu melhor amigo aquecido, confortável e seguro nessa época.

A seguir, você descobre como identificar um cachorro com frio e quais são as doenças mais comuns no inverno, além de dicas para protegê-lo durante a estação. Fique por aqui e confira!

Cachorro sente frio?

Sim, o cachorro passa frio assim como nós. Contudo, alguns são mais sensíveis às baixas temperaturas do que outros, por conta do porte, idade, comprimento do pelo e local de origem da raça.

A partir de quantos graus o cachorro sente frio?

Imagem de um Jack Russell branco com manchas marrons deitado, coberto por uma manta xadrez predominantemente vermelha.

Como mencionamos, a sensação de frio pode variar de acordo com a raça do cachorro e, por isso, não é possível estabelecer uma temperatura exata para todos os cães. Entretanto, de maneira geral, eles costumam ficar desconfortáveis em temperaturas abaixo dos 15°C. 

Cachorros com pelos longos e densos tendem a sentir menos frio, já que possuem uma camada natural de proteção. Entre as raças mais resistentes ao inverno estão o Akita Inu,  Golden Retriever, Husky Siberiano, Chow Chow e Sã Bernardo. 

Como saber se o cachorro está com frio?

O cachorro com frio apresenta sintomas bem perceptíveis. Os principais são:

  • Tremores;
  • Postura encolhida; 
  • Patas e orelhas geladas; 
  • Respiração mais lenta que o normal;
  • Procura por abrigo ou local com sol para se aquecer; 
  • Sono maior que o habitual

Ao notar o cachorro tremendo de frio ou com algum outro sinal acima, abrigue-o em um local sem vento e com cobertas para que ele possa regular a temperatura corporal. Se não o incomodar, vista-o com uma roupa de inverno própria para pets.

Cachorro idoso sente mais frio?

Imagem de um golden retriever idoso deitado, com a cabeça erguida e a língua de fora, em uma cama com lençol branco e uma manta branca cobrindo-o, ao fundo uma cabeceira rosa claro.

Sim, os cães idosos sentem mais frio do que os adultos. Isso acontece porque, com o passar da idade, o metabolismo do animal desacelera, dificultando a regulação da temperatura corporal. Vale ressaltar que os filhotes também apresentam essa dificuldade de se aquecerem sozinhos, principalmente nos primeiros dois meses de vida.

Quais são as doenças mais comuns em cães no inverno?

Durante os meses de inverno, os cães estão mais suscetíveis a algumas doenças, como o resfriado e gripe canina. Um cachorro resfriado tem sintomas parecidos com os da doença em humanos, incluindo tosse, espirros, coriza, febre e falta de apetite.

A pneumonia também é frequente nessa estação do ano. Trata-se de uma infecção respiratória grave que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Seus principais sintomas são tosse, dificuldade para respirar, febre e letargia. 

Em terceiro lugar está a artrite: a inflamação nas articulações tende a piorar no inverno, devido às baixas temperaturas e à umidade, que acentuam a dor e dificultam a movimentação do animal.

Como esquentar o cachorro no frio?

Imagem de um Chihuahua sentado de lado, com a cabeça erguida e a língua de fora, usando uma roupa de cachorro com capuz, enquanto seu tutor a fecha. Ao fundo, diversas árvores.

Para manter a temperatura dos cães regulada, você deve seguir alguns cuidados com o cachorro no frio. Confira nossas dicas abaixo: 

1 - Ofereça um local quente e confortável para ele dormir

Caso o pet durma no quintal ou na varanda, invista em uma casinha com paredes e teto para protegê-lo do vento e da chuva. Ofereça também um cobertor para cachorro que seja quente e macio. Assim, ele poderá se cobrir sempre que sentir frio. 

2 – Vista-o com roupas apropriadas 

Os cães de pequeno porte e com pelo curto costumam sofrer mais com as baixas temperaturas. Para contornar o problema, compre roupas próprias para cães para aquecê-lo. Quanto mais cedo ele tiver contato com as vestimentas, mais fácil será para se acostumar com elas.

3 – Realize passeios em horários mais agradáveis

Durante o inverno, as temperaturas tendem a ficar mais agradáveis perto do almoço e ao longo da tarde. Por isso, recomendamos que você saia para passear com o pet nesses períodos. Assim, ele poderá se beneficiar do calor suave do sol e evitar os ventos fortes que aparecem mais à noite. 

4 – Reduza a frequência de banhos e tosas

No inverno, os cães não precisam tomar tantos banhos como no calor. Diminua a frequência de acordo com as necessidades do seu pet e dê preferência para banhos no começo do dia, lembrando de secá-lo bem. 

As tosas também podem ser reduzidas nos meses mais frios para aumentar a camada de proteção natural e controlar a temperatura corporal. Caso os pelos do pet cresçam demais, opte apenas pela tosa higiênica. 

5 – Mantenha as vacinas em dia

Assim como nós, os cães ficam mais suscetíveis às doenças respiratórias no inverno. Para fortalecer o sistema imunológico e prevenir problemas de saúde, visite o veterinário e mantenha o calendário de vacinação atualizado. Apesar da vacina da gripe não ser obrigatória no país, ela é de extrema importância para a saúde do cão em todas as épocas do ano, especialmente no frio.


Agora que você já sabe como cuidar do cachorro no frio, que tal conferir nossas dicas para protegê-lo no calor? Acesse o blog PEDIGREE® e saiba mais! 

Quer encontrar um novo integrante para sua família? Visite o site de adoção de cães pedigreeadotar.com.br, encontre o match perfeito e adote um amor pra toda vida! 🎔

Pedigree imagery
Compre Pedigree online
Close popup