O cachorro Lhasa Apso tem origem no Tibete. Um cão fiel, doce e cheio de energia que encanta adultos e crianças e é um ótimo companheiro para casas e apartamentos por seu temperamento.
A principal característica do cão Lhasa Apso é sua pelagem longa e densa, importante para manter o animal aquecido durante o rigoroso inverno do Tibete, região onde nasceu. Com uma origem nobre, o cachorro Lhasa Apso já carrega um imenso significado em seu nome, Lhasa é o nome de uma cidade no Tibete. Já Apso faz referência a um tipo de ovelha da região que tem também uma pelagem longa e áspera, na tradução seu nome significa o ‘cão vigilante’.
Os primeiros Lhasa Apso datam do século XV e sua característica observadora e bastante atenta os fizeram os preferidos dos monges tibetanos quando o assunto era cão de companhia. Por não terem muita tolerância com estranhos, também protegiam os templos e há quem acredite que eram capazes de prever avalanches. Sempre que ficavam agitados e vocalizam muito, os monges entendiam que estavam avisando sobre o desastre natural.
Características do Lhasa Apso
O cachorro da raça Lhasa Apso tem corpo pequeno e patas curtas, são mais alongados que altos e possuem uma pelagem cheia. São inspiração para um famoso cãozinho brasileiro, o cachorro Floquinho da Turma da Mônica.
Seus pelos podem chegar a encostar no chão e suas cores são variadas. Podem ser de tonalidade única ou bicolor. Sua cabeça é pequena e o crânio estreito, focinho reto e seu pescoço forte e arqueado, o que dá a ele um ar de vigilante. As orelhas são caídas para frente e cobertas por longas mechas de pelo.
A raça Lhasa Apso foi reconhecida pelo American Kennel Club em 1935, os primeiros cães a chegarem aos Estados Unidos foram um presente do Dalai Lama ao explorador Suydam Cutting que visitou Lhasa, a capital do Tibete.
Personalidade do Lhasa Apso

O Lhasa Apso é extremamente dócil, inteligente e leal, mas se engana quem pensa que seu olhar fofo não é também atento para qualquer movimento ou pessoa estranha, que faz aflorar seu instinto de guarda, com constantes latidos, como quem avisa aos humanos do perigo.
O filhote de Lhasa Apso tem a frequente necessidade de marcar território, o ideal é que seu adestramento aconteça ainda novo. São animais independentes, ativos, confiantes e muito valentes, não são como cães de companhia que ficam o tempo todo ao lado de seus tutores.
Tem alta energia, que precisa ser trabalhada com passeios e brincadeiras regulares, evitando o tédio e o estresse desses cãezinhos independentes e muito enérgicos. Desafios também são bem-vindos na hora de interagir com eles, pois sua cognição necessita de trabalho constante. Tente esconder um petisco pela casa e verá seu Lhasa Apso achá-lo em pouco tempo.
São fiéis aos tutores, muito carinhosos e adoram um chamego com muitas carícias. São uma boa opção para famílias com crianças e idosos.
Pelagem e higiene
A ilustre pelagem dos Lhasa Apso precisa de cuidado constante. A retirada de pelos soltos deve ser feita de 1 a 2 vezes ao dia, evitando assim a criação de nós. Os banhos podem ser inseridos na rotina de 2 banhos mensais, com hidratação e manutenção da pelagem, isso ajudará seu cão a manter os pelos limpos e diminuir o acúmulo de oleosidade e sujeira. Lembre-se sempre de manter os pelos secos, o que evitará irritação, problemas de pele e até mesmo problemas oculares, já que a região tem densa pelagem.
Os olhos merecem atenção especial, devem ser limpos regularmente com soro fisiológico ou toalhas umedecidas específicas para os pets. Quanto à higiene bucal, a escovação deve ser diária, evitando acúmulo de tártaro e problemas de saúde futuros.
A tosa do Lhasa Apso é essencial quando o assunto é a manutenção da saúde dos pelos. Existem 5 tipos diferentes:
- Tosa bebê;
- Tosa higiênica;
- Tosa japonesa
- Tosa Lhasa Apso
- Tosa verão.
Expectativa de vida e saúde

A expectativa de vida do Lhasa Apso está na média de 12 a 15 anos. Ele está propenso a doenças renais e oculares, assim como perda auditiva. Para evitar que isso aconteça é necessário levar o animal ao veterinário e manter uma rotina de cuidados, especialmente com a higiene da região dos olhos e orelhas.
O Lhasa Apso com crianças e famílias
O Lhasa Apso gosta de crianças e socializado desde filhote, tem boa convivência até mesmo com os pequenos. Seu instinto protetor fará dele um guardião da família, por isso costuma ser bem desconfiado com estranhos.
Adora ficar aos pés do tutor tirando uma soneca, brincar com as crianças, correr pelo jardim e também se dá bem com outros animais, como gatos e outros cachorros, basta que seja acostumado desde novo.
Contudo, não espere um cão que precise de companhia constante, pois a raça de cachorro Lhasa Apso é composta de animais independentes e muito observadores, então é normal vê-los vigiando portas, janelas e portões.
As cores de Lhasa Apso
A pelagem do Lhasa Apso pode ser de cor única ou ter algumas misturas, como os Lhasa Apso bicolores e até mesmo o Lhasa Apso tricolor ou multicolor. Entre as cores mais comuns de pelagem estão o:
- Lhasa Apso preto;
- Lhasa Apso branco;
- Lhasa Apso marrom;
- Lhasa Apso creme;
- Lhasa Apso dourado;
- Lhasa Apso chocolate com branco;
- Lhasa Apso branco e preto.
Adestramento
Adestrar o Lhasa Apso exige pulso firme e postura, como são cachorros obedientes é comum que o adestramento seja tranquilo. Por terem uma boa tendência ao latido, petiscos ajudam na hora de reforçar positivamente a diminuição desse hábito.
Grupo e classificação
A FCI (Federação Cinológica Internacional) classifica o Lhasa Apso como um membro do grupo 9, de cães de companhia.
