PEDIGREE BR
Pesquisa

    Como saber a quantidade de ração para cachorro?

    Tutora usa um copo medidor para calcular a quantidade exata de ração para seu cachorro, que observa atentamente ao lado.

    Se você tem um cachorro em casa, provavelmente já se perguntou “será que estou dando comida demais ou de menos para o pet?”. Essa dúvida é bastante comum e pode impactar diretamente na saúde e no bem-estar do seu amigo de quatro patas.

    Dar a quantidade correta de alimento é fundamental para manter o cachorro saudável em todas as fases da vida. Para te ajudar nesta tarefa, hoje vamos explicar quanto de ração um cachorro deve comer por dia e com qual frequência. Continue lendo e saiba mais!

    Como calcular a quantidade de ração para cachorro?

    Tutora agachada oferece a tigela com a porção correta de ração para seu cachorro, estabelecendo uma rotina de alimentação saudável

    Para definir quantas gramas de ração um cachorro deve comer por dia, devemos considerar diversos fatores, como peso, idade, porte e estilo de vida do animal, além da própria ração que será oferecida. A forma mais prática de descobrir a porção ideal é verificando o guia alimentar presente no verso da embalagem e nas páginas de produtos.

    Por exemplo, a ração seca PEDIGREE® Sabor Carne, Frango e Cereais conta com a seguinte tabela de quantidade de ração para cães filhotes:

    Tabela de quantidade de ração para cães filhotes

    Já a ração seca para cães adultos PEDIGREE® Sabor Carne, Frango e Cereais, apresenta as recomendações abaixo, baseadas no porte e peso do animal:

    Tabela de quantidade de ração seca para cães adultos

    Como mencionamos, a quantidade ideal de ração para cachorro pode variar conforme o tipo de alimento. Por isso, é importante que você sempre verifique o guia alimentar presente na embalagem escolhida. Para fazer um cálculo de ração específico para as necessidades do seu pet, consulte um veterinário.

    Quantas vezes por dia um cachorro precisa comer?

    A frequência de refeições também varia ao longo dos anos. Cães filhotes de até oito meses possuem um metabolismo bem acelerado e precisam de energia constante. Por isso, recomenda-se que eles façam de três a quatro refeições por dia. 

    A partir dos oito meses e durante toda a fase adulta, é ideal que eles façam duas refeições ao dia. Isso ajuda a manter o nível de energia estável e evita sobrecarga no sistema digestivo.

    Independentemente da idade, evite dar toda a ração de uma vez só. Dividir as porções ajuda na digestão e evita problemas como vômitos ou sobrepeso.

    Qual o melhor horário para dar ração para o cachorro?

    Um cachorro adulto de porte grande come ração ao lado de um cachorro filhote pequeno, ilustrando a diferença na quantidade de alimento por idade e porte

    O melhor horário para as refeições depende do dia a dia de cada família. Contudo, é importante manter uma rotina fixa e evitar que o animal passe muitas horas sem comer. 

    Para cães adultos, sugerimos um intervalo de aproximadamente 8 horas entre as refeições. Assim, você pode servir a primeira porção pela manhã e a segunda no final da tarde ou início da noite. 

    Evite alimentar o cachorro pouco antes de realizar exercícios intensos, pois isso pode causar problemas digestivos. Se a rotina de vocês inclui passeios logo após acordar, opte por alimentá-lo depois que voltarem para casa.

    Posso deixar a ração à vontade para o meu cachorro?

    Não recomendamos. Ao ficar muito tempo em contato com o oxigênio, a ração perde parte de seu valor nutricional, além do aroma, sabor e crocância. Dessa forma, ela pode se tornar menos atraente para o animal, prejudicando a nutrição.

    Caso isso não seja um problema para ele, a disponibilidade de ração durante o dia todo pode causar compulsão alimentar, desencadeando sobrepeso e outros problemas de saúde.

    Cachorro comendo muito: o que pode ser?

    Cachorro poodle de pelagem caramelo come a quantidade ideal de ração em sua tigela de metal no chão da cozinha

    Um cachorro com muita fome está frequentemente relacionado a dois fatores:

    • Tédio e ansiedade: animais tendem a comer mais por falta de estímulos físicos e mentais. Para evitar esse problema, recomenda-se criar uma rotina de exercícios e brincadeiras com o cachorro, tirando o foco dos alimentos e direcionando para atividades mais saudáveis;
    • Complicações de saúde: como vermes, diabetes ou hipotireoidismo. 

    Ao notar que o cachorro engordou muito rápido ou mudou de comportamento de forma repentina, procure um veterinário.

    Cachorro comendo pouco: o que pode ser?

    A perda de apetite é comum em dias muito quentes. Porém, ela também pode ser causada por:

    • Troca de ração: mudanças bruscas no sabor, textura ou marca podem causar rejeição;
    • Estresse: alterações na rotina e situações desconfortáveis também afetam o apetite;
    • Complicações de saúde: dor, infecções, doenças gastrointestinais e problemas dentários podem dificultar a alimentação, fazendo com que o animal coma menos.

    Ao suspeitar de algum dos motivos acima, consulte um veterinário.


    Agora que você já sabe a quantidade de ração para cachorro filhote e adulto, acesse nosso site e confira todos os produtos PEDIGREE®. Lá você encontra opções de ração secasachêspetiscos para todas as idades e portes!

    Pedigree imagery
    Comprar PEDIGREE® contribui para a adoção de cães em todo o Brasil!
    Close popup