PEDIGREE BR
Pesquisa
Escolhendo um cachorro

Qual cachorro ou filhote é ideal para você?

Qual cachorro ou filhote é ideal para você

Um homem abraça um cachorro, que encara a câmera sorrindo. O fundo está iluminado e desfocado.

Está procurando cães para adotar, mas ainda não sabe qual é o tipo de cachorro ideal para a sua casa e sua rotina? Não tem problema, a gente te ajuda!

Nós sabemos que essa é uma responsabilidade muito grande e que envolve diversos aspectos que devem ser decididos com cuidado. Afinal, estamos falando da entrada de um novo membro para a família, que passará muitos anos ao seu lado.

Para facilitar essa escolha, separamos quatro perguntas que vão te ajudar a refletir e a descobrir qual é o tipo de cachorro que mais combina com você. Vamos lá?

1. Fêmea ou macho?

Como mencionamos, é preciso pensar em diversas questões durante o processo de adoção de cachorros. Uma delas é: fêmea ou macho? Para responder à essa pergunta, você precisa ter consciência das principais diferenças entre eles.

As fêmeas entram no cio duas vezes ao ano e precisam de cuidados especiais durante esse tempo. Enquanto isso, os machos não castrados têm o instinto de procurar pelas fêmeas para reproduzir durante esse período.

Independentemente de qual seja sua escolha, recomendamos a castração do cachorro em um hospital veterinário de confiança. Além de evitar reproduções indesejadas, a operação previne fugas, comportamentos agressivos e diversas doenças, como câncer de mama ou de próstata.

2. Filhote ou adulto?

Um cachorro parece sorrir para a câmera, utilizando um lencinho no pescoço. O fundo está desfocado.

A idade é outro fator que deve ser levado em consideração antes de incluir um cãozinho à sua rotina, afinal, cada fase da vida demanda necessidades diferentes para você se atentar.

Ao adotar um cachorro filhote, tenha em mente que ele vai exigir mais disposição e tempo. Você irá precisar se deslocar com certa frequência para garantir as principais vacinas que o animal precisa tomar no começo da vida. Também será necessário investir bastante tempo para brincar, gastar energia (que é maior em filhotes) e adestrar o cachorro. 

Se você não tiver esse tempo disponível, é melhor procurar por cachorros mais velhos. O cão adulto já terá alguns comportamentos definidos, então você poderá saber mais sobre sua personalidade antes de levá-lo para casa. Além disso, os cachorros com idade mais avançada seguem uma rotina mais leve, com passeios curtos e brincadeiras moderadas. Mas vale destacar também que, na fase idosa, os pets precisam de bastante atenção com a saúde.

3. Grande ou pequeno?

Essa condição está muito ligada à sua rotina e ao seu lar. Um cachorro de porte médio ou grande precisará de um espaço maior para descansar e se movimentar dentro de casa. Isso não quer dizer que seja impossível ter um cão grande em uma casa pequena ou apartamento, mas nesses casos você vai precisar sair com mais frequência para exercitá-lo.

Por outro lado, os cãezinhos pequenos ou minis (também conhecidos como toys) se adaptam melhor a lares pequenos e não precisam sair com tanta periodicidade.

4. Líder ou manso?

Mãos afagam o rosto de um cachorro que aparenta sorrir. Ao fundo vemos um gramado desfocado.

Essa é uma preferência mais particular de cada tutor, mas é importante destacar as principais características dos dois tipos de temperamento: um cão líder, ou dominante, tentará mandar na casa e, por isso, vai exigir mais tempo de treinamento para obedecer aos seus comandos. Ele também costuma ser um pouco mais agressivo.

Em contrapartida, um cachorro mais manso pode ser muito medroso e, às vezes, agressivo, como estratégia para tentar se proteger. 

Mas nenhum dos casos precisa exatamente ser um problema: há diversas técnicas de adestramento de cães que você pode praticar para ter um cachorro comportado em casa, independentemente de seu temperamento inicial. Com carinho e dedicação, eles entenderão quais atitudes são boas e que devem ser mantidas.

Conheça PEDIGREE® Adotar é tudo de bom

Agora que você já sabe como escolher um cachorro ideal para seu cotidiano, que tal conhecer o programa PEDIGREE® Adotar é tudo de bom? Clicando aqui, você descobre como nós ajudamos diversos cãezinhos abandonados ao redor do país, tira dúvidas sobre o tema e confere os próximos eventos de adoção de cachorro.

Além disso, você pode contribuir comprando nossos produtos: a cada compra PEDIGREE®, parte das vendas é revertida para os cães resgatados e ONGs que fazem parte do programa Adotar é tudo de bom!

Gostou do conteúdo? Aqui no site PEDIGREE®, você encontra diversos artigos sobre alimentação, adestramento e cuidados com os cães. Confira!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online