PEDIGREE BR
Pesquisa
Escolhendo um cachorro

5 raças de cachorros ideais para crianças

Um cachorro da raça golden retriever deitado no chão segurando na boca uma bolinha de tênis amarela.

A cada ano que passa, mais famílias procuram por um cachorro para as crianças. Além de fazer companhia no dia a dia, a presença do pet contribui para o desenvolvimento afetivo, educacional e pessoal, facilitando a convivência com outras pessoas e evitando comportamentos negativos, como o egoísmo e a falta de empatia.

O primeiro passo para escolher um cachorro é conhecer sua personalidade e necessidades. Assim você entende como ele se encaixa na rotina da casa e da criançada. Para te ajudar nessa etapa, listamos 5 raças de cachorro ótimas para os pequenos. Confira!

Golden Retriever

Um cachorro da raça golden retriever deitado no chão segurando na boca uma bolinha de tênis amarela.

Porte: grande.

Expectativa de vida: 10 a 13 anos.

Temperamento: dócil e companheiro.

Não é à toa que o Golden Retriever está presente em diversos filmes como membro da família. Por ser obediente, inteligente, brincalhão e companheiro, ele é um dos cães mais indicados para quem tem crianças em casa, principalmente se elas forem bem ativas.

Por ser um cachorro agitado e com bastante energia, é importante que a família organize uma rotina de exercícios para manter a saúde física e mental do pet em dia. Sem os estímulos necessários, o Golden pode ficar estressado e entediado, causando bagunça e destruição pela casa.

Além disso, é preciso cuidar bem dos pelos do cachorro: sua pelagem densa pode fazer com que desenvolva dermatite e outros problemas de pele. Por isso, ele precisa de banhos e escovações frequentes. Brincadeiras e exercícios com água, como natação, também são excelentes opções para manter a saúde, o peso e a força dos músculos

Labrador

Um cachorro da raça labrador segurando um graveto com a boca usando uma coleira marrom olhando fixamente para algo.

Porte: grande.

Expectativa de vida: 10 a 13 anos.

Temperamento: brincalhão e sociável.

Assim como o Golden, o Labrador é uma das raças mais famosas quando o assunto é família. Por ser dócil, paciente, fiel, protetor e amoroso, ele também é conhecido como um cachorro ideal para crianças ativas e de qualquer idade.

Assim como no caso anterior, é preciso investir em atividades físicas e estímulos mentais para manter a saúde, além do bom comportamento. Caso contrário, é comum que ele comece a latir e destruir objetos para liberar a energia e o estresse. Por ser um cachorro de grande porte, o Labrador precisa de um ambiente espaçoso para brincar e correr.

De maneira geral, a raça possui tendência a engordar. Por isso, também é importante manter uma alimentação balanceada e completa, sem exagerar nas quantidades. E, claro, os exercícios são excelentes aliados para evitar o sobrepeso e a obesidade.

Shih-tzu

Um cachorro na raça Shit-tzu sentado em cima de um tapete tipo persa olhando fixamente para a câmera recebendo algo da mão do tutor.

Porte: pequeno.

Expectativa de vida: 10 a 15 anos.

Temperamento: amigável e apegado.

Quem mora em apartamento costuma buscar por cachorros pequenos para as crianças, devido ao espaço compacto. Nesse caso, o Shih-tzu é uma excelente opção: carinhoso, amigável e de fácil adaptação a diversos ambientes e rotinas. Por ser um cachorro que se dá bem com outros animais, também é recomendado para lares que já possuem outros pets.

Durante os primeiros meses de vida, é importante se atentar com a troca de dentes. Nesse período o filhote costuma roer o que estiver pela frente. Por isso, é importante oferecer mordedores e brinquedos para tirar o foco de móveis e objetos proibidos.

Entre os principais cuidados com esse pet está a escovação: os pelos finos e compridos se embolam com facilidade e podem machucar a pele do animal. Também é preciso conscientizar as crianças sobre sua fragilidade, pois brincadeiras brutas podem causar machucados graves, como a quebra de ossos.

Poodle

Um cachorro da raça poodle cor caramelo sentado em um banco de madeira ao lado de um pote plástico com a tampa verde olhando fixamente para a câmera com a língua de fora e fundo desfocado.

Porte: de pequeno a grande.

Expectativa de vida: 13 a 15 anos.

Temperamento: amável e alegre.

Aqui temos outro queridinho dos lares brasileiros: o Poodle, conhecido por ser gentil, carinhoso, de fácil convivência, inteligente, companheiro e brincalhão. Sua variedade de tamanho se encaixa em diversos gostos e casas. Entretanto, vale dizer que a sua versão em miniatura não é recomendada para crianças, por conta da fragilidade.

A quantidade de atividades físicas varia de acordo com o porte do Poodle, mas é indispensável em todos os casos: uma rotina organizada com exercícios, passeios e brincadeiras é fundamental para liberar a energia acumulada, evitando o tédio, o estresse e a ansiedade.

A raça não possui muitos cuidados específicos, mas é mais suscetível à obesidade. Por conta disso, é preciso garantir uma dieta balanceada, completa e sem exageros, aliada às atividades físicas para manter o peso ideal. Além disso, ele pode desenvolver ansiedade de separação se passar muito tempo sozinho. Clique aqui e confira os detalhes dessa síndrome canina.

Beagle

Um cão da raça beagle deitado no chão de barriga para cima olhando fixamente para a câmera e fundo desfocado.

Porte: de pequeno a médio.

Expectativa de vida: 12 a 15 anos.

Temperamento: extrovertido e agitado.

Não poderíamos terminar a lista de melhores cachorros para crianças sem falar do Beagle: um cachorro agitado e sociável, que adora brincadeiras e é uma excelente companhia para crianças de todas as idades. Seja para explorar o jardim ou o mundo, ele sempre estará do lado dos seus amigos para protegê-los.

Por ser um cachorro agitado, ele pode se tornar um pouco destrutivo se não receber estímulos constantes para liberar a energia acumulada. Passeios, brincadeiras e brinquedos interativos são ótimos aliados para distrair o pet e mantê-lo longe dos móveis e de outros objetos proibidos.

Ele também possui grande tendência a engordar. Dessa forma, precisa seguir uma dieta balanceada, completa e saudável, com acompanhamento de um veterinário de confiança. Por fim, é preciso tomar cuidado com a limpeza das orelhas: o formato longo e caído aumenta as chances de otite.

_________________

Gostou do conteúdo e quer saber mais? Aqui no site PEDIGREE® você confere dicas de alimentação, cuidados com a saúde, curiosidades sobre cães e muito mais. Acesse e explore o universo canino!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online