PEDIGREE BR
Pesquisa
    Dicas e cuidados

    Primeiro Passeio com cachorro filhote

    Filhote de cachorro da raça Bernese Mountain Dog, com pelagem preta, branca e marrom, caminhando em um gramado verde com árvores ao fundo em um dia ensolarado

    Adotar um cachorro como novo membro da família traz muita alegria e também muitas dúvidas, especialmente quanto a bons hábitos e cuidados com o novo integrante. Entre essas dúvidas está o passeio; hábito importante por estimular fisicamente seu peludo, além de proporcionar também estímulos sensoriais, mentais e sociais importantes para o desenvolvimento e vida do seu cão.    

    Sabemos que o primeiro passeio do filhote pode ser desafiador para ele e para o tutor, assim como você, ele está aprendendo a socializar e pode se distrair com facilidade, além de ficar bastante agitado com as novidades como sons, cheiros e sensações antes desconhecidas. Por isso, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer desse momento uma verdadeira diversão!

    Quando o filhote de cachorro pode passear?

    Antes mesmo de te mostrar como preparar o seu pet para o passeio, é preciso alertar que os cães, em especial os filhotes, só devem passear depois de algumas vacinas. Isso porque os pequenos peludos não possuem defesas suficientes para doenças que estão presentes nas calçadas, terras e gramas, como a cinomose e a parvovirose.  

    Depois de quantas vacinas o filhote pode passear?

    Todos os cães devem estar com a carteira de vacinação atualizada, mas quando o assunto são os passeios com filhotes, o indicado é terem a imunização das vacinas polivalentes, como V8, V10 ou V11, que são obrigatoriamente dadas pelo médico veterinário em 3 doses, com intervalo de 21 a 30 dias entre uma e outra. Até lá o recomendado é que os passeios fiquem suspensos e na hora de levar o pet ao médico veterinário, opte por carregá–lo no colo.

    Agora que você já sabe quando pode passear com o cachorro filhote, vamos listar algumas dicas de como passear com cachorro pela primeira vez. 

    Inicie os passeios em casa

    Pessoa segurando um brinquedo de corda colorido enquanto brinca com um filhote de cachorro em um tapete cinza dentro de uma sala com sofá e planta ao fundo.

    Enquanto o seu peludo toma as vacinas, é possível treinar os passeios dentro de casa, o que vai ajudar a evitar que o filhote puxe a coleira ou acessório de passeio de forma errada. Os exercícios de adaptação são uma boa tática. Comece na sala mesmo, mostrando como andar lado a lado com você. Sempre que o comportamento do pet for positivo, o recompense com petiscos. 

    Como colocar a coleira de passeio no cachorro

    Esse acessório pode causar uma certa resistência dos filhotes, por isso o ideal é que você introduza ele aos poucos nos treinamentos que está fazendo em casa. Mostre o acessório ao pet com empolgação, isso fará com que ele associe o objeto a um momento divertido. 

    Já com o acessório, deixe que ele brinque e corra solto pela casa, você pode usar uma bolinha ou o brinquedo preferido para fazer dessa ocasião ainda mais especial. Isso evita que o cachorro fique puxando no passeio.

    Assim que notar que ele já está acostumado com a coleira, coloque a guia e tente calmamente dar uma volta com ele. Pode ser uma ida até a cozinha, um pequeno passeio até o quintal ou até mesmo umas voltas pela sala.

    Como ensinar o filhote a passear

    Pessoa caminhando em um parque arborizado com um cachorro pequeno na coleira, em uma trilha pavimentada cercada por árvores.

    Ao realizar os exercícios é possível treinar comandos importantes para tornar o passeio seguro. O fica, senta ou até mesmo uma palavra de segurança serão essenciais na hora de controlar o cachorro no passeio em um ambiente novo. 

    Comece por escolher o comando, o mais recomendado é ser algo  de fácil compreensão, como o próprio nome do pet ou uma palavra curta, como o Vem, Senta ou Aqui. Chame o cachorro com essa palavra algumas vezes e sempre que ele aceitar o comando e ir até você, o recompense com um petisco PEDIGREE®

    Crie uma rotina de passeios

    O passeio com cachorro deve ser prazeroso para os peludos, especialmente porque essa atividade ajuda a liberar um hormônio importante para o bem-estar do seu filhote, o cortisol. Os passeios matutinos são os mais indicados pois é nesse período do dia que os organismos dos animais costumam liberar mais hormônios.  O período da manhã também é benefício por conta das temperaturas mais amenas, especialmente em um país tropical como o Brasil, onde o sol e o calor são comuns na maior parte do ano. 

    Além disso, ter sempre um horário fixo para o passeio ajuda o pet a entender melhor a sua rotina, aliviando estresse, ansiedade e ajudando a manter a saúde.

    Benefícios do passeio para cães

    Homem caminhando ao lado de um cachorro marrom e branco com coleira, segurando uma xícara de café, em frente a um prédio com fachada de vidro.

    Nós já mostramos que o passeio com cães ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade e é importante na liberação de hormônios como cortisol, endorfina e serotonina. Ele também atende as necessidades fisiológicas do pet e ajuda a:

    • prevenir a obesidade canina: já que a rotina de atividades físicas auxilia na queima de calorias, prevenindo uma séries de doenças relacionadas à obesidade;
    • socializar: durante os passeios seu pet tem contato com outros animais;
    • fortalecer as articulações: as caminhadas o mantém ativo;
    • regula o intestino: o passeio estimula o trato digestivo;
    • previne doenças do trato urinário: todo filhote adora marcar território durante o passeio e isso é importante para a saúde.

    Lembre-se que o primeiro passeio com cachorro filhote pode ser bem mais tranquilo com essas dicas. Para te ajudar a praticar os exercícios com o seu pet, que tal tornar esse momento saboroso e cheio de nutrientes e vitaminas para o seu filhote?

    A linha de petiscos PEDIGREE® é uma verdadeira aliada.

    Pedigree imagery
    Comprar PEDIGREE® contribui para a adoção de cães em todo o Brasil!
    Close popup