PEDIGREE BR
Pesquisa
Ações PEDIGREE®

Mars, AMPARA Animal e Hospital Veterinário Pet Care realizam a castração de mais de 70 cães e alertam sobre o abandono animal

Mars, AMPARA Animal e Hospital Veterinário Pet Care realizam a castração de mais de 70 cães e alertam sobre o abandono animal

Com o objetivo de combater o abandono animal e incentivar a adoção responsável, Mars, AMPARA Animal e Hospital Veterinário Pet Care se uniram para realizar a castração de 75 cachorros em São Paulo.

De acordo com a AMPARA ANIMAL, a esterilização desses animais pode prevenir o nascimento de cerca de 2,3 milhões de descendentes desses cães na cidade. Os pets que passaram pelo procedimento fazem parte de abrigos e ONGs parceiras da AMPARA e estão disponíveis para adoção.

A ação está atrelada ao movimento global de Combate ao Abandono Animal, lançado pela Mars, empresa líder mundial em alimentação e promoção do bem-estar animal. A iniciativa engloba três áreas de atuação: incentivo à castração de animais, promoção da adoção responsável e construção de ações para que cidades e estabelecimentos se tornem cada vez mais pet friendly.

“O número crescente de cães e gatos abandonados é um problema que, para ser combatido, precisa de um verdadeiro movimento, com representantes de diversos segmentos. E a castração em animais disponíveis para adoção consciente é uma prática que pode solucionar parte deste problema e fazer uma grande diferença no cenário atual”, afirma Marcela Cerda, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Mars.

De acordo com a pirâmide de natalidade de cães e gatos, divulgada pela American Human Association, essa ação de castração de 75 cachorros traz uma estimativa de que ao menos 400 filhotes deixem de nascer em um ano. Aplicando a mesma lógica, se todos esses filhotes e seus descentes se reproduzissem, em 6 anos teríamos mais de 5 milhões de descendentes.

“Imagine uma ninhada de em média 6 filhotes. Cada um desses filhotes tem mais 4 filhotes no ano seguinte. E esses filhotes têm mais 4 cada um. Em pouco tempo temos milhares de cachorros sem nenhum controle de natalidade espalhados em vários locais. Por isso, deve existir todo um cuidado por trás de cada ninhada e o incentivo a medicina preventiva como a castração para amenizar o problema do aumento da superpopulação de animais que pode ser abandonada”, explica Juliana Camargo, fundadora e presidente da AMPARA, instituição que tem como um dos focos a atuação no controle populacional por meio de campanhas de castração.

“A parceria para colocar essa ação em prática é benéfica para os animais dos abrigos, mas também para a cidade. O descontrole populacional dos animais domésticos gera uma série de problemas - onera os cofres públicos, contribui com a depredação da fauna silvestre, gera abandono e maus-tratos. Então, precisamos tratar desse problema na raiz, porque só assim teremos mais chances de ter um futuro em que a nossa relação com esses animais seja mais digna e respeitosa”.

Segundo a Dra. Carla Berl, do Hospital Pet Care, a castração deve ser feita, preferencialmente, quando os animais ainda estão jovens, entre 5 e 12 meses de idade: “Em animais novos os procedimentos trarão uma recuperação anestésica e cirúrgica ainda mais rápida, pela velocidade de cicatrização. Quanto mais cedo o procedimento for realizado, maior a chance de prevenção dos problemas relacionados ao comportamento e saúde sexual”.

Ainda existem muitas dúvidas dos tutores e medo em relação a cirurgia. Muitos temem que os animais sofram com a operação, engordem ou mudem de comportamento. Entretanto, a Dra. Carla explica que não há motivo para preocupação: “após a castração precoce, o animal continua ativo, brincalhão e com a personalidade que tinha, apenas não desenvolve os comportamentos territoriais tão fortes. É importante sempre manter a vida ativa, estimulando brincadeiras, passeios e outras atividades físicas para uma vida saudável, assim como qualquer animal de estimação precisa”.

Benefícios da castração

  • Como o comportamento sexual do macho diminui, existe menor apelo na demarcação territorial e, por isso, menos brigas entre cães;
  • Pelo mesmo motivo, os animais que passaram pela castração, em especial os machos, são menos propensos a fugir e se envolver em envenenamentos e/ou atropelamentos nas ruas;
  • É importante reforçar que, para evitar esses tipos de comportamentos, a castração e cirurgia devem ser feitas antes de atingir a maturidade sexual;
  • Se o animal for castrado antes dos seis meses de idade ou antes do primeiro cio, hiperplasia de prostática e de tumores de ovário, testículos e mamas tem o risco drasticamente reduzido. A castração das cadelas antes do primeiro cio diminui para menos de 1% o risco de neoplasia de mama, e antes do segundo cio, diminui para 8% a chance. Após o 2º cio este risco é de 26%;
  • Evita o desenvolvimento da piometra nas fêmeas, infecção no útero bastante grave, que causa morte rapidamente se não tratada.

Apoio a quem promove adoção consciente

Ainda dentro do compromisso de combater o abandono animal, contribuir com o trabalho de ONGs e protetores independentes que promovem um trabalho sério é o grande objetivo do programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom há 15 anos.

Como forma de potencializar a ação das castrações, Mars e o Hospital Petcare também anunciaram uma doação de 20 toneladas de alimentos para cães e gatos aos parceiros da AMPARA Animal. As doações são fundamentais para a continuação do trabalho desenvolvido por pessoas que dedicam suas vidas aos animais abandonados.


Saiba mais sobre as ações no site PEDIGREE® e junte-se a nós no combate ao abandono animal!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online