PEDIGREE BR
Pesquisa
Saúde Canina

O cachorro está dormindo muito? Descubra se é normal!

imagem de um cachorro marrom e branco dormindo em uma almofada rosa com tutor e uma criança no celular desfocados de fundo.

Quem convive com um cão sabe que eles passam mais tempo descansando do que acordados. Isso, inclusive, gera muita preocupação em tutores e tutoras, que acabam relacionando o excesso de sono com problemas de saúde.

Mas, você sabe por que o cachorro dorme muito? A seguir, te contamos o que interfere no sono dos animais e quando se preocupar com isso. Confira:

Quantas horas um cachorro dorme por dia?

Imagem de um cachorro Weimaraner cinza com coleira vermelha dormindo sob um tapete felpudo marrom com fundo desfocado.Os cães costumam passar até 50% do dia dormindo e 30% descansando. Ou seja, eles só ficam realmente ativos por aproximadamente 20% do dia. Entretanto, essas proporções podem variar de pet para pet.

O tempo de sono também muda conforme a idade. É normal o filhote dormir muito: no começo da vida, os cachorrinhos podem dormir por até 19 horas. Já na fase adulta, esse tempo diminui e eles costumam dormir entre 12 e 14 horas. Por fim, ao atingir a fase idosa, os pets voltam a descansar por mais tempo, dormindo entre 12 e 18 horas.

É normal o cachorro dormir o dia todo?

imagem de um yorkshire dormindo sob uma lençol branco com fundo desfocado.

Como acabamos de mostrar, é normal que o cachorro passe, pelo menos, metade do dia dormindo. Porém, é preciso se atentar aos fatores que influenciam o sono do cachorro, para saber se isso está ligado a algum problema de saúde ou não.

Além da idade, existem três fatores principais que alteram o tempo de sono do pet:

1. Rotina do cachorro

Cães que convivem com tutoras e tutores mais presentes e ativos costumam ser mais enérgicos, por acompanhá-los durante o dia. Por outro lado, cachorros que passam mais tempo sozinhos acabam dormindo mais.

Esse tempo maior de sono pode ser natural, mas é preciso se atentar aos sinais para evitar que a falta de atividades e estímulos durante o dia provoquem depressão canina.

2. Problemas de saúde

Quando o animal está com algum problema de saúde, ele tende a descansar mais para evitar esforços que intensifiquem as dores. Na fase idosa, por exemplo, é muito comum que os cães apresentem artrite e, por isso, passem mais tempo descansando no mesmo lugar.

Ao notar o cachorro cansado de repente, procure por outros sinais que podem indicar complicações:

  • Mudanças repentinas na rotina de descanso;
  • Sono mesmo em momentos em que há companhia e brincadeiras;
  • Alterações na rotina alimentar por causa do sono;
  • Dificuldade para acordar cedo;
  • Estado de susto ou estresse ao acordar;
  • Comportamentos agressivos.

Caso perceba algum desses sintomas, procure por um médico veterinário para entender o que está causando os distúrbios no sono.

3. Má alimentação

Uma nutrição incompleta, sem os nutrientes necessários, pode deixar o cão sem energia para brincar e se exercitar. Como consequência dessa fraqueza, eles acabam passando mais tempo descansando.

Espasmos são perigosos para a saúde do cachorro?

imagem de um bulldog inglês dormindo encostado em uma almofada colorida em um chão e fundo cinza escuro.

Se você tem um cão em casa, provavelmente já notou que ele tem espasmos durante do sono. Mas não precisa se preocupar: a tremedeira involuntária é natural e não está relacionada a nenhuma complicação de saúde.

Esses espasmos acontecem durante o ciclo REM, em que o animal entra no estado de sono mais profundo. Nesse período, o cérebro vivencia um nível alto de atividades e é comum que o cão sonhe que está interagindo com outros animais ou humanos. Por isso, ele costuma mexer as patas enquanto dorme.

Como resolver os problemas de sono?

imagem de um labrador marrom dormindo com a cabeça na beira de uma cama com edredom rosa e branco e de fundo janela com decorações desfocadas.

Se você notou mudanças repentinas no ciclo de sono do cachorro, leve-o a um veterinário o quanto antes. O médico poderá solicitar exames para identificar a causa do sono desregulado. Além disso, você também pode adotar algumas práticas simples para garantir um descanso de qualidade para o pet.

A principal delas é organizar uma rotina de exercícios: passeios e brincadeiras regulares ajudam a manter o cão ativo durante o dia e a prevenir situações de ansiedade e depressão. Você ainda pode usar os petiscos PEDIGREE® para deixar as brincadeiras mais divertidas e fortalecer a conexão com seu amigo. Brinquedos interativos também são ótimos aliados para entretê-lo quando você não estiver em casa. Assim, o pet pratica atividades durante o dia e consegue ter um sono adequado à noite.

Uma alimentação completa e balanceada também é fundamental para manter o cão bem-disposto e cheio de energia durante o dia. E para isso, você pode contar com PEDIGREE®: nossas linhas de rações secas e rações úmidas oferecem todos os nutrientes que seu amigo precisa em cada fase da vida.

Além de possuírem um sabor irresistível, as receitas de PEDIGREE® são desenvolvidas com veterinários e nutricionistas do Instituto Waltham de Ciência e Cuidado animal, uma das maiores autoridades mundiais em nutrição e cuidado animal.

Confira os produtos em nosso site e experimente combinar as rações secas e úmidas na hora de servir para tornar o momento das refeições mais atraentes. Seu cachorro vai amar!


Gostou do conteúdo? No site PEDIGREE® você encontra diversas dicas de saúde e curiosidades sobre o universo canino. Acesse e saiba mais!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online