PEDIGREE BR
Pesquisa
Adestramento

6 dicas para fazer o cachorro parar de morder

 Imagem de um cachorro branco e marrom sentado em uma poltrona amarelo com almofada branca mordendo um tênis branco e azul.

Quem tem um amigo de quatro patas em casa provavelmente já passou, está passando ou vai passar pela temida fase das mordidas. Elas começam enquanto o cachorro ainda é filhote e podem estar relacionadas a diversos motivos. Afinal, a mordida é um instinto natural no mundo animal.

Entretanto, quando os cães começam a morder pessoas, sapatos, móveis e outros objetos inapropriados, é preciso se atentar e procurar formas adequadas de acabar com o comportamento indesejado antes que se ele se torne um hábito.

A seguir, a gente te explica os principais motivos que levam o cão a morder e apresenta dicas para acabar com as mordidas. Confira!

Motivos que fazem o cão morder

Imagem de um buldogue francês branco e preto sentado ao lado de um bicho de pelúcia roxo inclinado mordendo a base de uma cadeira de madeira.

Antes de saber como fazer o cachorro parar de morder pessoas e objetos inapropriados, é preciso entender os motivos que levam a esse comportamento canino. As principais razões são:

Instinto de caça

As brincadeiras despertam vários instintos naturais, como o da caça. No mundo animal, as presas costumam fugir dos seus predadores. Por isso, muitos cães acabam perdendo o interesse em objetos inanimados e dão preferência para aqueles que se mexem, como as mãos das pessoas.

Desconforto com o surgimento dos dentes

Assim como acontece com os bebês, os cachorros filhotes também sofrem com o nascimento dos dentes, sentindo desconforto na gengiva. As mordidas são uma das principais maneiras que eles encontram de aliviar a dor na região e, por conta disso, é comum encontrar o cão mordendo diversos objetos, principalmente nos primeiros seis meses de vida.

Necessidade de atenção

Sabe quando as crianças aprontam para chamar a atenção dos pais? Com os cães funciona de forma parecida. Quanto mais sociável ele for, mais interações vai precisar, procurando formas de chamar a atenção dos tutores, seja com brinquedos, latidos e, muitas vezes, mordidas.

Ansiedade, estresse ou tédio

Assim como outros comportamentos destrutivos, as mordidas podem ser um sinal de que o pet está ansioso, estressado ou entediado. Na maioria das vezes, esses sentimentos florescem por conta da energia acumulada, e as mordidas são uma forma de liberá-la.

6 dicas para fazer o cão parar de morder

 Imagem de um Golden Retriever  deitado em uma caminha azul mordendo um mordedor em forma de arco laranja.

Agora que você já consegue entender melhor os motivos que levam às mordidas, chegou a hora de aprender como fazer o cachorro parar de morder o que não deve. A seguir, separamos 6 dicas simples de adestramento que podem ajudar no comportamento canino. Vamos lá:

1. Evite recolher a mão

Quando o cachorro morde nossa mão, o primeiro instinto é tirá-la de perto dele. Entretanto, esse movimento pode ser entendido pelo animal como uma brincadeira: ele te morde, você tira a mão e o jogo recomeça. Como se você fosse uma presa.

Para ensiná-lo a parar de morder, você deve deixar a mão parada e dizer “não” de forma clara e firme. Assim, você mostra que o que ele está fazendo é errado. Ele irá demorar um tempo para assimilar o aprendizado. Por isso, repita o processo sempre que necessário.

2. Mostre que a mordida machuca

Além de manter a mão parada, você também deve mostrar ao pet que as mordidas te machucam. Para isso, você pode fazer uma expressão de dor ou dizer “ai”. Os cães costumam ser muito apegados a seus tutores e tutoras. Por isso, podem se sensibilizar ao ver que você está sofrendo e, assim, parar com o hábito.

3. Aposte em brinquedos para cachorros

Como mencionamos, muitas vezes os cães mordem por conta do desconforto na gengiva e isso é completamente normal. Para desviar o foco de mãos e objetos inapropriados, invista em brinquedos e mordedores para cachorros. Dessa forma, ele consegue aliviar a dor da forma correta.

Os brinquedos ainda são excelentes opções para enriquecer o ambiente e entreter os pets durante as brincadeiras ou quando ele estiver sozinho em casa.

4. Interrompa a brincadeira

Outro motivo que faz o cão morder é chamar a atenção. Quando ele começar a te morder, interrompa a brincadeira e não dê atenção para ele por alguns minutos. Assim, ele passará a entender que sempre que te morder a brincadeira irá acabar.

5. Passeie e pratique exercícios

Os benefícios do passeio com o cachorro vão muito além da manutenção de peso: dessa forma, o cachorro também consegue socializar e extravasar a energia, diminuindo os níveis de ansiedade, estresse e tédio.

Além de passear com o cachorro, organize uma rotina de brincadeiras dentro ou fora de casa. Assim, você garante a atenção que ele merece e gasta a energia, deixando-o cansado e preferindo descansar do que morder o que não deve.

6. Trabalhe o reforço positivo

Seja qual for a situação, você nunca deve reprimir, gritar ou agredir o cão. Esses métodos inadequados só irão prejudicar o emocional do animal, deixando-o agressivo ou com medo.

Para ensiná-lo os hábitos corretos, pratique sempre o reforço positivo: quando o cão obedecer e mostrar um bom comportamento, recompense-o com um elogio, um carinho ou um petisco. Assim, ele começa a relacionar os ensinamentos com boas atitudes, mantendo-se motivado a continuar obedecendo.

E PEDIGREE® está aqui para celebrar essas conquistas com vocês: os petiscos PEDIGREE®Biscrok são ideais para mimar e treinar seu melhor amigo. Além de ter um sabor irresistível, os biscoitos são assados e crocantes, garantindo um sabor irresistível que seu cão vai amar. Eles oferecem os nutrientes que o cão precisa para continuar aprendendo e se divertindo ao seu lado.

Assim como todas as nossas receitas, os petiscos são desenvolvidos com veterinários e nutricionistas do Instituto Waltham de Ciência e Cuidado Animal, uma das maiores autoridades mundiais em nutrição e cuidado animal. Confira os produtos em nosso site e experimente!

Por fim, vale ressaltar que todo adestramento requer paciência, dedicação e uma série de repetições para que o cão consiga absorver o ensinamento. Então, lembre-se de se manter firme no propósito e seguir as dicas acima sempre que o pet tentar morder você, outras pessoas ou objetos impróprios.

Quanto mais cedo essas práticas forem aplicadas, mais fácil será para educá-lo. Se você possui um filhote de cachorro, comece o treinamento assim que ele tentar te morder pela primeira vez, mesmo que não machuque ou pareça fofo, combinado?


Aqui no site PEDIGREE® você encontra diversas dicas de adestramento para praticar em casa e ensinar seu amigo a ser mais comportado. Acesse e saiba mais!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online