PEDIGREE BR
Pesquisa
Curiosidades

Dia Nacional dos Animais

Imagem de um vira-lata amarelo com manchas pretas, com as orelhas em pé e olhando para cima, com as patas apoiadas em um pequeno muro cinza.

No dia 14 de março, é comemorado o Dia Nacional dos Animais. A data visa conscientizar a população sobre os cuidados que os animais precisam, a fim de reduzir os números de abandono e maus-tratos aos animais.

A seguir, você descobre mais detalhes sobre o Dia dos Animais e formas de combater as negligências causadas aos pets. Confira:

Como surgiu o Dia Nacional dos Animais?

O Dia Nacional dos Animais foi criado em 2005, por um grupo de instituições que trabalham em defesa da proteção animal. A data serve para conscientizar a população sobre os cuidados e direitos dos animais, além de combater o abandono e maus-tratos de animais domésticos, tanto de cachorros quanto de outros pets, como gatos, passarinhos, entre outros.

O que é considerado maus-tratos aos animais?

Imagem de um cachorro caramelo com manchas brancas, deitado em uma almofada colorida e recebendo carinho na cabeça do tutor.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), é considerado maus-tratos todo ato que provoque dor ou sofrimento nos pets, mesmo que não seja de forma direta nem intencional. Os principais tipos de maus-tratos são:

  • Privação de bem-estar;
  • Machucados físicos;

  • Desnutrição;

  • Falta de higiene;

  • Abandono.

Como denunciar maus-tratos aos animais?

Segundo a Lei brasileira nº 9.605/1998, maltratar um animal é crime e pode render de três a doze meses de reclusão. Além dela, há também a Lei nº 14.064/2020, que altera a lei anterior para aumentar as penalidades relacionadas a maus-tratos de cães e gatos, chegando a até cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda de animais domésticos.

Toda pessoa pode denunciar a negligência contra animais, basta entrar em contato com um dos seguintes canais:

  1. Delegacia de polícia: você pode ir até um posto policial ou abrir uma denúncia pelo site, de acordo com o estado em que você reside. Em algumas cidades, há delegacias especializadas na proteção e direitos dos animais;
  1. Ministério Público: denuncie pelas Ouvidorias dos Ministérios ou pelo site, de acordo com o estado em que você reside;

  1. Ibama: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais oferece três meios de denúncia. Pelo site, pelo telefone 0800 61 8080 ou pelo e-mail [email protected].

Como ajudar animais abandonados?

Imagem de um cachorro branco com caramelo em pé, apoiado em uma pessoa com calça xadrez e uma camiseta verde por baixo da jaqueta. A pessoa segura uma das patas do cachorro com uma mão e faz carinho em sua cabeça com a outra.

Os animais de rua precisam de toda a ajuda possível para viverem com mais qualidade de vida e encontrarem bons lares. Se você não puder adotar um cachorro, não se preocupe: existem diversas formas de combater o abandono de animais:

1. Faça doações para ONGs e abrigos de animais

Os abrigos que trabalham com resgate de animais estão sempre precisando de ajuda. Você pode contribuir com doações em dinheiro, alimentos e até mesmo com seu tempo. Diversas organizações aceitam voluntários para realizar eventos, resgatar animais, cuidar das redes sociais, entre outras atividades.

2. 0 Compartilhe nas redes sociais

Seu apoio virtual não custa nada, mas é muito importante. Curtir e compartilhar conteúdos nas redes sociais ajuda a levar informações para mais pessoas. Assim, é possível aumentar a conscientização sobre maus-tratos, adoções e eventos que visam combater o abandono.

3. Ofereça lar temporário

Caso seja possível, voluntarie-se para ser lar temporário de animais abandonados. Assim, você ajuda as ONGs e garante os cuidados necessários com alimentação, saúde e higiene até que o pet encontre uma tutora ou tutor definitivo.

4. Divulgue a importância da adoção responsável

Adoção é coisa séria e envolve diversas responsabilidades, como passear, cuidar da alimentação, vacinar e dar muito carinho. Por isso, é de extrema importância que as pessoas reflitam e entendam a seriedade da decisão, assim como todos os impactos que ela irá causar na vida da família e na do cão.

Ao compartilhar seus conhecimentos sobre a adoção responsável, você conscientiza mais e mais pessoas para que elas tomem uma decisão consciente e responsável antes de adotar um animal, reduzindo os riscos de abandono.


Aqui no blog PEDIGREE® você confere diversas dicas de saúde, cuidados e adoção para garantir o bem-estar animal. Acesse e saiba mais!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online