PEDIGREE BR
Pesquisa
Curiosidades

11 Raças de cachorros que não crescem

Imagem de cinco cachorros de porte pequeno, dois Spitz Alemão e três Chihuahuas, sentados em um banco verde com diversas árvores ao fundo.

Os cães de pequeno porte são os mais escolhidos por quem vive em apartamento, se adaptando com facilidade aos ambientes pequenos. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para manter a saúde e bem-estar do cão durante toda sua vida.

A seguir, você descobre as principais raças de cachorros pequenos e como cuidar deles da forma correta, além de dicas para escolher o nome perfeito para seu melhor amigo. Leia e saiba mais! 

Chihuahua: a menor raça de cachorro do mundo

Imagem de um cachorro pequeno da raça Chihuahua amarelo e branco, deitado em um banco roxo com a ponta da língua para fora. Ao fundo, há árvores e uma grade rosa.

Apresentando, no máximo, 23 cm de altura e 3 kg, os Chihuahuas representam a menor raça de cachorro do mundo. Atualmente, o título de menor cão vai para Pearl, uma Chihuahua de 3 anos que mede 9,14 cm de altura e 12,7 cm de comprimento. Curiosamente, Pearl é sobrinha de Miracle Milly, a antiga detentora do título, que possuía 9,65 cm de altura. 

De maneira geral, a raça é conhecida por ser brincalhona, inteligente, destemida e cheia de energia. O chihuahua também é um cachorro companheiro e que pode ser transportado com facilidade em bolsas e mochilas para cães, te acompanhando em todos os lugares. 

Conheça mais 10 raças de cachorros pequenos

Imagem de cinco cachorros que não crescem da raça Papillon em tons de branco, preto e marrom. Três estão deitados na grama, um está em pé e a mãe está sentada com a cabeça erguida e a língua para fora.

Além do Chihuahua, existem diversos cachorros de raça pequena que conquistam o coração de qualquer pessoa com suas personalidades únicas e especiais. Confira os principais, a seguir: 

  1. Poodle Toy: a versão miniatura do poodle chega até 28 cm de altura e possui uma personalidade extremamente brincalhona. A raça também é considerada como uma das mais inteligentes do mundo, sendo fácil de adestrar; 

  2. Yorkshire Terrier: atinge cerca de 22 cm de altura, é enérgico e adora estar perto de seus tutores. Ideal para quem mora em apartamento e procura por um cão de companhia;

  3. Bichon Frisé: tem cerca de 27 cm de altura e é considerado um cachorro dócil, alegre e muito brincalhão;

  4. Lhasa Apso: com aproximadamente 25 cm de altura, é um animal independente e leal à família, estando sempre em alerta para protegê-la;

  5. Shih Tzu: chegando a 30 cm de altura, é uma das raças pequenas mais adoradas pelos tutores, por serem amigáveis e afetuosos; 

  6. Lulu da Pomerânia: também chamado de Spitz Alemão anão, ele possui cerca de 22 cm de altura e é um cão brincalhão, que adora receber atenção de seus tutores;

  7. Pinscher miniatura: variando entre 25 e 30 cm, esse mini cachorro é bastante corajoso e cheio de energia, sendo ótimo guardião;

  8.  Pequinês: com apenas 20 cm de altura, é um cachorro tranquilo, muito companheiro e fácil de socializar com outros animais de estimação;

  9. Bulldog Francês: chega até 35 cm de altura e é um ótimo cachorro para crianças, por ser bastante brincalhão e amoroso;

  10. Papillon: esse cachorro pequeno pode atingir até 28 cm de altura. É bastante inteligente, obediente e vigilante. 

Como escolher um nome de cachorro pequeno?

Imagem de um cachorro pequeno da raça Pinscher nas cores preto, amarelo e branco, sentado sobre um tapete azul e branco com as orelhas em pé e olhando para cima.

Na hora de escolher o nome de um cachorrinho pequeno, procure por um que faça sentido para você e seu amigo. Ele pode ser uma homenagem a um personagem, sua comida favorita ou palavra que reflita a personalidade do cão. Quanto mais criativo e significativo, melhor. 

Entretanto, é importante levar alguns fatores em consideração para facilitar a adaptação: em primeiro lugar, recomendamos escolher um nome que seja fácil de pronunciar e de ser entendido pelo cachorro. Exclua as opções que possam ser confundidas com comandos, como “João”, que se parece com “não”. Também sugerimos deixar de lado os nomes de familiares próximos que terão contato com o cachorro. Assim, ele não irá se confundir quando você estiver falando com ele. 

Pensando nas orientações acima, é só deixar a criatividade fluir para encontrar uma opção que seja a cara do seu novo melhor amigo. Se estiver precisando de uma ajudinha extra para decidir, clique aqui e confira nossa lista de nomes incríveis para cães! 

Como cuidar de cachorros pequenos?

Imagem de um cachorro de porte pequeno da raça Yorkshire marrom, sentado sobre um sofá azul ao lado de almofadas bege, com a língua para fora. Seu tutor está ao lado com uma escova de dentes para cachorros próximo à boca dele.

Existem alguns cuidados com cachorros pequenos que são necessários para garantir a segurança e bem-estar dos pets em todas as fases da vida, levando em conta seu porte pequeno. Confira nossas principais dicas abaixo.

Faça exercícios moderados

Apesar da maioria possuir bastante energia, os cães pequenos devem realizar atividades físicas moderadas para não ficarem exaustos. Isso não quer dizer que eles não precisam se exercitar diariamente, mas sim que podem brincar e fazer passeios mais curtos, como uma caminhada leve no começo da manhã e da noite.

Mantenha a higiene em dia

A maioria dos cães pequenos possuem pelos longos e, por isso, precisam de escovação diária para eliminar os fios mortos e evitar nós, mantendo a pelagem sempre saudável e bonita. Também é importante manter as unhas aparadas e os ouvidos limpos. Se o cachorrinho for mais agitado, recomendamos levá-lo em um petshop para evitar acidentes durante o corte e a limpeza.

Supervisione a interação com crianças

Apesar de muitas raças de cachorros pequenos serem brincalhonas e amorosas, devemos ter cautela na hora de apresentá-las às crianças. Isso porque os cães de pequeno porte são mais frágeis e podem acabar se machucando sem querer durante as brincadeiras. Para evitar acidentes, fique sempre por perto durante as interações. Assim, a diversão fica garantida! 

Visite o veterinário regularmente

De maneira geral, os cachorros pequenos também estão mais suscetíveis a determinadas complicações de saúde, como luxação da patela, colapso da traqueia, hipoglicemia e problemas dentários. Para manter a saúde e bem-estar, é fundamental que o cão passe por acompanhamento veterinário frequente. Dessa forma, será possível identificar tais complicações no estágio inicial, facilitando o tratamento quando for necessário.

Ofereça uma alimentação adequada para raças de cachorro de porte pequeno

É de extrema importância que o cão consuma alimentos que correspondam a sua idade e tamanho, a fim de receber a quantidade ideal de nutrientes e calorias. Procure sempre por rações desenvolvidas para cachorros de pequeno porte.

Aqui no site PEDIGREE® você encontra rações secas e úmidas feitas especialmente para cães adultos pequenos, com diversos sabores deliciosos e irresistíveis. Além disso, também contamos com PEDIGREE® Biscrok para raças pequenas - que é ideal para treinar e mimar seu amigo - e PEDIGREE® Dentastix para raças pequenas, que ajuda a cuidar da higiene bucal do cão enquanto ele se delicia com o snack funcional. Clique aqui e confira todos os produtos! 


Aqui no blog PEDIGREE® você encontra diversas dicas de saúde e alimentação para cuidar dos cães com muito amor e responsabilidade. Acesse e explore o universo canino com a gente! 

Pedigree imagery
Compre Pedigree online