Considerado uma das raças mais antigas do mundo, o Chow Chow tem origem na China e seus primeiros registros datam de antes de Cristo, com esculturas e estátuas em grandes palácios há mais de dois mil anos. Naquela época a raça tinha funções como caça, guarda e puxador de trenós e carruagens, especialmente no inverno.
A principal característica do cão Chow Chow é sua língua azul, um indicativo de que ele e o Shar Pei possam ter algo em comum na sua ancestralidade. O que se sabe é que os cães dessa raça são provavelmente uma mistura entre cães da família Spitz e o Mastim Tibetano.
Mesmo tendo sido levados para a Inglaterra no século XVIII, o Chow Chow só ficou conhecido no mundo todo por volta de 1920, quando a Rainha Vitória se apaixonou por um cãozinho da raça.
Características do Chow Chow

O famoso cachorro da língua azul tem pelagem volumosa, densa e abundante envolta do pescoço o que o faz parecer um leão em miniatura. Outras características marcantes do cão Chow Chow são a cauda dobrada para o alto e suas orelhas pontudas e grandes.
Os cães da raça têm cor única e não possuem manchas. O mais comum é o animal em um tom de caramelo, mas é possível também encontrar Chow Chow preto, vermelho, bege, cinza, marrom e até mesmo o Chow Chow branco.
Chow Chow foi reconhecida pelo American Kennel Club em 1903, quando já existiam alguns Chow Chow americanos. A raça chegou aos Estados Unidos antes da Europa, por isso o reconhecimento pela associação estadunidense.
Personalidade do Chow Chow
O Chow Chow é extremamente leal e reservado, por isso é muito comum que os tutores relatem que os animais gostam mais de ficar reclusos, não sejam fãs de carinhos e afagos e costumam ter um preferido entre os membros da família.
Assumem uma dominante e até agressiva se perceberem que algum dos tutores está em perigo e até por isso são ótimos cães de guarda para a residência. Por conta deste temperamento o ideal é que os filhotes recebam treinamento ainda pequenos, para que não assumam essa postura e se tornem muito fechados.
Não costumam latir e não são fãs de muitas brincadeiras com os humanos ou com outros animais, isso não quer dizer que o Chow Chow é traiçoeiro, mas sim que ele precisa de socialização desde pequeno para se acostumar com o movimento de pessoas e animais na sua casa.
Pelagem e higiene

Assim como os cães da família dos Spitz, os Chow Chow precisam de cuidado constante com pelos e pele, além de atenção especial às suas dobrinhas, que devem estar sempre secas para evitar alergias, dermatites e até mesmo fungos.
Existem dois tipos de pelagem, o liso e curto e o longo e áspero, ambos possuem subpelos, por isso recomenda-se que sua pelagem seja escovada uma vez ao dia ou, no mínimo, três vezes na semana. Os animais não podem ser tosados pois possuem um subpelo que tem como principal função manter a temperatura do animal. O Chow Chow tosado pode apresentar sérios problemas de pele e até mesmo alopecia.
Durante o banho a escovação e secagem da pelagem devem ser cuidadosas para evitar problemas de pele e nós. As unhas podem ser cortadas de duas a três vezes no mês e a higiene bucal deve ser parte da rotina diária do animal, não apenas durante os banhos.
Olhos e focinhos também precisam de muita atenção, as dobrinhas presentes na região favorecem o acúmulo de microorganismos e sujeira. Mantenha as regiões sempre limpas e bem secas.
Expectativa de vida e saúde
A expectativa de vida do Chow Chow está na média de 8 a 12 anos. Ele está propenso a doenças dermatológicas, displasia de quadril, glaucoma, catarata e tireoidite autoimune, que pode, unida a pouca atividade física, levar ao sobrepeso e até mesmo à obesidade. Para evitar que isso aconteça é necessário oferecer uma alimentação balanceada e estimular a atividade física.
O Chow Chow com crianças e famílias
O Chow Chow gosta de crianças mais velhas e por isso é uma excelente escolha para famílias mais calmas e que já tenham uma rotina estruturada. Por ser um animal mais independente e na dele, são ótimas companhias para idosos.
Crianças mais novas costumam testar os limites dos animais e adultos e podem acabar estressando o Chow Chow, até por isso é sempre aconselhável que tenham contato com os pequenininhos com supervisão dos tutores.
As cores de Chow Chow

A pelagem do Chow Chow é de cor única e pode variar do mais claro, para o mais escuro. É possível encontrar Chow Chow nas seguintes variações:
- Chow Chow preto;
- Chow Chow cinza;
- Chow Chow vermelho;
- Chow Chow caramelo, que na tonalidade mais clara é chamado de Chow Chow amarelo;
- Chow Chow branco.
Adestramento
Adestrar o Chow Chow exige pulso firme e postura, pois é comum que eles queiram assumir a posição dominante. Conhecidos por serem cães de temperamento forte acabam causando uma má impressão, o que faz com que muitos acreditem que Chow Chow é perigoso.
Na verdade são cães dóceis, inteligentes e com um forte instinto de proteção. O melhor é que o cão seja treinado desde cedo, com consistência nas aulas e reforço positivo para manter-se motivado a obedecer.
Grupo e classificação
A FCI (Federação Cinológica Internacional) classifica o cão da língua roxa como um membro do grupo 5, de Spitz e cães do tipo primitivos.
