O cachorro Yorkshire terrier é relativamente novo quando comparado às demais raças de cães. Registros indicam que ele surgiu no Reino Unido, em meados do século XIX, e foi batizado em homenagem à cidade inglesa de mesmo nome.
Acredita-se que a raça tenha sido criada inicialmente para ajudar os camponeses na caça a pequenos roedores. Entretanto, não espere nenhum hábito parecido nos dias de hoje: o cachorro Yorkshire terrier se tornou bastante popular entre as famílias e está muito mais para um cão de companhia que adora passar o dia brincando com seus tutores.
Características do Yorkshire terrier
A raça Yorkshire terrier é marcada, especialmente, pela pelagem longa e sedosa. Além disso, conta com corpo compacto e robusto, cabeça pequena, orelhas eretas, focinho arredondado e olhos médios e brilhantes, que costumam ser bastante expressivos.
O tamanho do Yorkshire terrier varia entre 18 cm e 20 cm, sendo considerado um cão de pequeno porte.
Temperamento do Yorkshire terrier
Apesar de pequeno, o Yorkshire terrier é agitado, curioso e muito corajoso, estando sempre em alerta e pronto para explorar os ambientes. Também é conhecido por ser amoroso e muito leal, adorando ser incluído nas atividades da família. Contudo, é importante socializá-lo com outros animais e pessoas desde cedo, para evitar que o apego aos tutores se transforme em possessividade.
Pelagem e higiene
Este cachorro pequeno e peludo não solta muito pelo, mas deve ser escovado diariamente para manter o brilho dos fios e evitar a formação de nós que machucam a pele. A manutenção da franja também deve ser frequente para não prejudicar a visão.
Além disso, recomenda-se dar banhos no pet a cada quinze dias e escovar os dentes regularmente para evitar a formação de placas bacterianas, que são comuns na raça.
Expectativa de vida e saúde
A expectativa de vida do Yorkshire terrier varia entre 14 e 16 anos. Embora seja considerada saudável, a raça é propensa à luxação da patela e dentição dupla, condição em que os dentes permanentes nascem sem que os de leite tenham caído, causando maior acúmulo de tártaro, gengivite e outros problemas bucais.
O Yorkshire terrier com crianças e famílias
O Yorkshire terrier gosta de crianças e é uma ótima companhia para correr e brincar pela casa, além de ser um cachorro leal aos tutores. Contudo, é importante ter em mente que essa raça de cachorro pequeno é bastante frágil e pode se machucar durante brincadeiras mais brutas ou por conta de quedas. Para prevenir acidentes, é recomendado que você supervisione as interações e ensine os pequenos a brincarem com cautela, evitando pegar o pet no colo.
As cores de Yorkshire terrier
A pelagem do Yorkshire Terrier pode ser totalmente dourada ou bicolor, apresentando as seguintes variações:
- Azul-aço e dourado;
- Azul-aço e castanho;
- Preto e dourado;
- Preto e castanho.
Vale ressaltar que o filhote de Yorkshire terrier tende a nascer com pelos em tonalidades mais escuras, que vão clareando com o passar do tempo.
Adestramento
Embora seja um cachorro inteligente, ele também é um pouco teimoso e possui a mania de latir ao notar qualquer movimentação estranha. Por esses motivos, o adestramento do Yorkshire terrier pode exigir bastante paciência, firmeza e repetições para fixar os comandos. É recomendado que ele seja treinado desde filhote para facilitar o aprendizado.
Grupo e classificação
Por ser um terrier, o Yorkshire se enquadra no grupo 3 da classificação estabelecida pela FCI (Federação Cinológica Internacional). Junto com ele estão outros cachorros pequenos com habilidades para caça, como o Fox terrier e o Terrier brasileiro.