O Pug é um cachorro de pequeno porte, considerado uma das raças de cachorro mais antigas do mundo. De acordo com os registros históricos, a origem do Pug remete a 700 a.C., podendo ser fruto do cruzamento do Pequinês com outras raças pequenas, como o Buldogue.
No início, ele pertencia à realeza chinesa, mas com o passar dos séculos foi levado para a Holanda e se popularizou em todo o continente europeu, onde se tornou um dos cães de companhia mais procurados pelas famílias. Uma curiosidade sobre o Pug é que ele possui diferentes nomes ao redor do mundo: na França, a raça ficou conhecida como Carlin, enquanto a Espanha o conhece como Dogullo e a Alemanha como Mops.
Características do Pug
O cachorro Pug é conhecido, principalmente, por ter o focinho curto e achatado, além de olhos esbugalhados, cabeça grande, rosto enrugado e rabo enrolado. Apesar de compacto, seu corpo é musculoso e conta com patas robustas. O tamanho do Pug varia entre 25 cm e 30 cm, sendo considerado um animal de pequeno porte.
Personalidade do Pug
O Pug é conhecido pela sua personalidade brincalhona, sociável e bastante leal aos seus tutores. Esta raça costuma ser mais tranquila e pouco ativa, preferindo o colo em vez das atividades físicas. Além disso, é um cão que se adapta facilmente aos ambientes, sendo uma ótima opção para quem mora em apartamentos pequenos.
Pelagem e higiene
O Pug é um cachorro pequeno de pelo curto e liso, que apresenta bastante queda, principalmente durante as mudanças de estação. Por isso, é importante escová-lo regularmente para remover os fios mortos e manter o conforto do pet. Além disso, recomenda-se dar banhos a cada duas ou três semanas e limpar as dobrinhas da pele com lenços para evitar o acúmulo de sujeiras e a proliferação de fungos e bactérias. O corte das unhas também deve ser regular para evitar que ele se machuque.
Exercícios físicos leves
A raça de cachorro Pug apresenta baixa capacidade aeróbica e deve realizar atividades físicas leves. Além disso, por conta do focinho achatado, ele possui dificuldade para equilibrar a temperatura corporal, sofrendo com o calor. Por este motivo, recomenda-se que os passeios sejam realizados em horários amenos, como no começo do dia e no fim da tarde, sempre com cautela e pausas ao notar o Pug ofegante.
Expectativa de vida e saúde
A expectativa de vida do Pug gira em torno de 12 anos. Além de controlar os esforços físicos, você também deve seguir outros cuidados para evitar o aumento da temperatura corporal, que pode levar à hipertermia. Lembre-se de deixar os ambientes sempre frescos e arejados, incentivando a hidratação.
Os olhos esbugalhados do Pug também necessitam de atenção, mantenha-os sempre higienizados para prevenir alergias e irritações. Ofereça uma alimentação completa e equilibrada, respeitando as quantidades diárias para evitar o sobrepeso e a obesidade, que são comuns na raça.
Por ser um cão braquicefálico, o Pug pode viajar de avião apenas na cabine junto de seus tutores, sendo proibido o transporte em porões. Na hora de planejar sua viagem, tire todas as suas dúvidas com a companhia aérea escolhida antes de adquirir as passagens e confirme as restrições para garantir o bem-estar do pet durante o voo.
O Pug com crianças e famílias
O Pug gosta de crianças e é um excelente companheiro para os pequenos. Contudo, assim como é recomendado para toda raça, é aconselhado que você trabalhe a socialização do pug filhote a partir do momento em que ele chegar em casa para facilitar a convivência. Também é importante ensinar as crianças a respeitarem e interagirem de forma adequada com o animal para evitar acidentes de ambos os lados.
As cores de Pug
Existem duas colorações oficiais para a raça, sendo elas:
- Pug preto: possui uma pelagem sólida na cor preta, sem machas;
- Pug abricot ou fulvo: aqui no Brasil, o padrão abricot e o fulvo são considerados sinônimos e caracterizados pela pelagem clara com manchas pretas no rosto e orelhas. Contudo, o termo abricot costuma ser mais usado para o pelo levemente alaranjado, enquanto o fulvo puxa mais para um creme.
Vale destacar que o pug marrom, cinza ou listrado não é reconhecido como oficial e pode indicar o cruzamento com outras raças de cachorros.
Adestramento
Ele é considerado um cão bastante inteligente, mas levemente teimoso. Por isso, o adestramento de Pug pode exigir um pouco mais de paciência e firmeza, mas trará bons resultados para a convivência.
Como a raça é mais suscetível ao sobrepeso, recomendamos que o treinamento seja feito sem recompensas em petiscos. Para aplicar o reforço positivo e mantê-lo motivado a obedecer, parabenize-o com elogios e carinhos.
Grupo e classificação
Seguindo a classificação da FCI (Federação Cinológica Internacional), o Pug se enquadra no grupo 9, que abrange os cães de companhia. Junto dele, estão outras raças de cachorro pequeno, como o Shih Tzu e o Chihuahua.