O Chihuahua é uma raça de cachorro pequeno que se originou no México, em um estado que possui o mesmo nome do animal. Acredita-se que ele seja descendente da extinta raça Techichi e que foi domesticado pela civilização Tolteca, por volta do século X.
O Chihuahua é o menor cão do mundo, entrando para o Guiness Book com Pearl, a cachorrinha que mede 9,14 cm de altura e 12,7 cm de comprimento. Também é conhecida como a menor raça de cachorro para apartamento, sendo uma excelente companhia para pessoas que moram sozinhas, casais e famílias.
Características físicas
O Chihuahua é caracterizado pelo porte pequeno, cabeça redonda, olhos grandes e orelhas sempre alertas. Além disso, ele pode ser um cachorro peludo ou com pelo curto, sendo encontrado em cores diversas.
Personalidade do Chihuahua

Apesar do tamanho, a raça é conhecida por sua coragem, energia e lealdade. Por ser bastante apegado aos tutores, muitas pessoas consideram o Chihuahua bravo e, às vezes, agressivo com pessoas de fora da família. Por esse motivo, é importante que eles sejam socializados desde cedo, garantindo uma boa convivência com visitas e outros animais.
Pelagem e higiene
A raça se divide em duas categorias: o Chihuahua de pelo curto e o de pelo longo. O Chihuahua de pelo longo necessita de escovação diária para evitar nós e emaranhamentos que machucam a pele. Também é importante fazer a limpeza diária dos dentes para reduzir o tártaro e limpar as lágrimas que mancham a pelagem.
Nos meses de calor, você também pode optar pela tosa higiênica em Chihuahua. Já nas épocas de baixa temperatura, é melhor que ele tenha o pelo para se manter aquecido, já que a raça sente bastante frio.
Inteligência

O Chihuahua é um cão inteligente e que facilmente aprende as tarefas e comandos básicos, como onde fazer as necessidades, sentar e dar a pata. Contudo, por ser um animal de companhia, ele não costuma ser adestrado.
Chihuahua e crianças
Apesar de ser sociável e se dar bem com humanos, o Chihuahua não é recomendado para famílias com crianças pequenas, pois são muito frágeis e podem se machucar com facilidade. Caso haja contato entre eles, é importante ter supervisão para evitar acidentes, tanto com o cachorro quanto com a criança.
Expectativa de vida e saúde

De maneira geral, o cão Chihuahua é considerado saudável e possui alta expectativa de vida, podendo alcançar 20 anos de idade. Contudo, está propenso a problemas no coração e nos olhos. Por isso, é importante fazer acompanhamento veterinário para identificar complicações no estágio inicial e realizar o tratamento o quanto antes.
Por ser um pet muito ativo, necessita de passeios e exercícios regulares para reduzir os níveis de estresse, tédio e ansiedade. Caso contrário, poderá apresentar comportamentos destrutivos dentro de casa.
As cores do Chihuahua
O Chihuahua pode ser encontrado em diversas cores sólidas ou bicolores. As principais variações são:
- Chihuahua preto;
- Chihuahua branco;
- Chihuahua marrom;
- Chihuahua creme;
- Chihuahua branco;
- Chihuahua chocolate;
- Chihuahua fulvo;
- Chihuahua preto e branco;
- Chihuahua preto e marrom;
- Chihuahua preto e prata;
- Chihuahua preto e ruivo;
- Chihuahua branco e marrom.
Vale destacar que ainda é possível encontrar o Chihuahua merle (com o pelo manchado), mas ele não é considerado um padrão da raça e pode indicar o cruzamento com cães de outras raças.
Socialização com outros animais

O Chihuahua tende a ter uma boa convivência com outros animais de estimação, principalmente se for socializado desde filhote. No entanto, por ser um cachorro pequeno, é importante que ele seja supervisionado quando interagir com animais maiores, para evitar acidentes durante as brincadeiras.
Grupo e classificação
Seguindo a classificação da Federação Cinológica Internacional (FCI), o cachorro Chihuahua pertence ao grupo 9, que engloba os cães de companhia.
