A origem do Beagle é um tanto incerta, mas os registros históricos indicam que a raça surgiu na Grã-Bretanha, por volta de 1800. Com grande dom para farejar, ele era bastante utilizado na caça de pequenos animais selvagens, como lebres. Contudo, ao chegar nos Estados Unidos, se tornou bastante popular como animal de estimação das famílias.
Atualmente, existem dois tipos de Beagle oficialmente reconhecidos:
- Beagle americano: possui um porte pequeno, focinho curto e mais arredondado;
- Beagle inglês: é um cachorro de médio porte, com corpo mais comprido e robusto do que o anterior.
Uma grande curiosidade é que essa é a raça do Snoopy, o famoso personagem pet, criado por Charles M. Schulz, que acompanha Charlie Brown nas histórias em quadrinhos e, posteriormente, no desenho animado.
Características do Beagle
A característica mais marcante do Beagle é a orelha grande e caída. Ele também possui um corpo compacto e robusto, com pernas curtas, cabeça larga e levemente arredondada. Seus olhos grandes e expressivos costumam ter um tom castanho escuro ou avelã.
Personalidade do Beagle
O Beagle é uma raça de cachorro brincalhão, curioso, amigável e apegado aos seus tutores, sendo uma excelente companhia para pessoas de todas as idades. Contudo, pode ser um pouco teimoso, principalmente no que diz respeito ao adestramento.
Considerado levado e arteiro, ele precisa de bastante espaço para correr, se exercitar e brincar. Caso contrário, poderá apresentar comportamentos destrutivos. Se você possui um Beagle em apartamento, recomendamos realizar passeios regulares e investir em brincadeiras dentro de casa. Idas à creche também são excelentes para liberar a energia acumulada e socializar com outros animais.
Pelagem e higiene
A raça possui uma pelagem curta, densa e resistente à água. O Beagle não solta muito pelo, mas a queda é constante o ano inteiro. Aconselha-se escová-lo diariamente para remover os fios mortos e reduzir a quantidade de pelos soltos pela casa.
Outras dicas de higiene incluem banho uma vez ao mês, limpeza diária dos dentes para evitar o acúmulo de tártaro e manutenção das unhas para evitar machucados.
Expectativa de vida e saúde
A expectativa de vida do Beagle é de aproximadamente 15 anos. De maneira geral, ele é considerado um cachorro bastante saudável, mas está propenso ao hipotireoidismo, que pode levar ao sobrepeso e obesidade. Por esse motivo, recomenda-se criar uma rotina de exercícios físicos e oferecer uma alimentação balanceada para mantê-lo dentro do peso ideal.
Além disso, as orelhas compridas e caídas também o tornam mais suscetível a otites. Para prevenir tal problema, você deve realizar uma limpeza semanal nas orelhas e consultar o veterinário ao notar qualquer sinal de desconforto na região.
O Beagle com crianças e famílias
O Beagle gosta de crianças e é uma excelente companhia para elas, especialmente para as que possuem bastante energia para correr e brincar. Contudo, assim como acontece com qualquer raça, é importante que o cão seja socializado desde filhote para facilitar a convivência. Além disso, a interação entre eles deve ser sempre supervisionada por um adulto, pois a agitação do pet pode causar acidentes com crianças pequenas.
As cores de Beagle
A pelagem do Beagle é bicolor ou tricolor. A combinação mais comum é a tricolor preto, branco e marrom, mas você também pode encontrar o Beagle bicolor nas seguintes variações:
- Beagle branco e preto;
- Beagle branco e marrom;
- Beagle branco e vermelho;
- Beagle branco e limão (manchas levemente esverdeadas).
Adestramento
Adestrar o Beagle exige bastante paciência, firmeza e determinação. Isso porque a raça é conhecida por ser bastante teimosa ao receber ordens. Para garantir o bom comportamento, é importante que o cão seja treinado desde cedo, com consistência nas aulas e reforço positivo para manter-se motivado a obedecer.
Grupo e classificação
A FCI (Federação Cinológica Internacional) classifica a raça de cachorro Beagle como um membro do grupo 6, de cães sabujos farejadores e semelhantes.