Oral Care: prevenção a doenças dentárias

Manter a higiene bucal é essencial para garantir mais saúde, qualidade de vida e bem-estar animal. Se as patologias bucais não forem tratadas da forma correta, podem evoluir e afetar o funcionamento de outras partes do corpo, como os rins, fígado e até mesmo o coração.

Para te ajudar a identificar e prevenir doenças dentárias, separamos cinco dicas de saúde para cuidar dos dentes do seu melhor amigo da melhor forma possível. Venha com a gente!

1. Conheça os principais sinais e sintomas das patologias bucais

pessoa escovando os dentes de cão de cor branco com marrom.

Você sabia que a maioria dos cachorros com mais de cinco anos apresentam alguma complicação bucal? Para piorar, reconhecer esses problemas de saúde bucal nem sempre é uma tarefa fácil, porque muitos cães podem não apresentar sintomas aparentes. Para identificá-los no estágio inicial e tratá-los o mais rápido possível, é importante saber quais são os principais sinais de que algo está errado com seu amigo. São eles:

  • Mau hálito canino excessivo;
  • Gengivas avermelhadas ou inflamadas;
  • Sangue na saliva;
  • Dificuldades na hora de comer;
  • Bolhas de pus;
  • Dentes escurecidos ou quebrados;
  • Perda de dentes na fase adulta;
  • Espirros frequentes.

Além disso, a falta de cuidados com os dentes pode fazer com que os cães acumulem placas dentárias e tártaro, assim como nós. A falta de tratamento pode levar à gengivite canina: inflamação séria e dolorosa que pode afetar toda a boca, incluindo o interior da dentição. Em casos mais graves, a falta de limpeza pode levar bactérias à corrente sanguínea, impactando o funcionamento dos órgãos.

2. Escove os dentes todos os dias

Mulher escovando dentes de cachorro amarelo.

A escovação é a melhor forma de manter dentes saudáveis e prevenir o surgimento de patologias bucais e deve ser realizada pelo menos uma vez por dia. Para isso, recomenda-se o uso de escova e creme dental específicos para cachorros.

Para que a limpeza seja feita de forma fácil, o ideal é apresentá-la aos pets desde filhotes, iniciando com pelo menos três escovações por semana. Nesses casos, as escovas de dente do tipo “dedeiras”, como a da imagem acima, são as mais indicadas, porque tornam a atividade mais lúdica e divertida.

Mas não se preocupe, nunca é tarde demais para introduzir a escovação no dia a dia de seu cão. Se ele ainda não possui esse hábito, provavelmente tentará fugir no começo, mas tenha paciência: procure fazer a higiene bucal quando o cão estiver calmo e relaxado. Aos poucos, ele irá se acostumar com a prática, até que se torne algo comum.

3. Garanta uma alimentação balanceada e adequada

cão marrom se alimentando em tigela branca com fundo desfocado.

A alimentação balanceada proporciona diversos benefícios para a saúde animal, inclusive para os dentes. Além de oferecer todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários, a ração seca incentiva a ação mecânica da mastigação, reduzindo o acúmulo de tártaro e mantendo a saúde dos dentes e gengivas.

Para te ajudar nessa etapa, PEDIGREE® conta com variadas linhas de rações secas, que garantem uma refeição saudável e completa para todas as fases da vida. Nossas receitas são desenvolvidas de acordo com o Centro de Nutrição e Bem-estar Animal WALTHAM, uma das maiores autoridades líderes em nutrição, cuidado e bem-estar animal. Clique aqui para conferir as diferenças entre cada linha e leve o melhor alimento do mercado para sua casa!

Além da ração, temos outro aliado para a saúde bucal: os petiscos PEDIGREE® DENTASTIX™, que ajudam a manter os dentes limpos, contribuem para a saúde das gengivas e reduzem até 80% da formação de tártaro. Eles possuem ingredientes ativos, textura e formato em “X” que auxiliam na remoção dos resíduos, além de ter um sabor irresistível e que seu cachorro adora!

4. Invista em brinquedos para cachorros

cão branco com machas marrons deitado mordendo brinquedo marrom.

Quem disse que a manutenção da saúde dental precisa ser chata e entediante? Os brinquedos para cachorros, principalmente os mais durinhos, também incentivam os cães a mastigar e roer objetos, raspando a superfície dos dentes e reduzindo o acúmulo de sujeiras.

Dessa maneira, você complementa a limpeza feita pela escovação e ainda mantém seu amigo entretido. Os brinquedos para cachorros podem ser encontrados em petshops e lojas online, com tamanhos variados para cada porte e idade.

5. Visite o hospital veterinário com frequência

cão marrom com manchas brancas deitado ao lado de veterinária.

As visitas ao hospital veterinário também são essenciais para assegurar que está tudo bem com a saúde do seu cãozinho. Realizando check-ups periodicamente, é possível diagnosticar doenças de forma precoce e começar o tratamento o mais rápido possível, para que os problemas não evoluam.

Caso seja necessária, a limpeza bucal costuma ser feita com anestesia. Por isso, é importante encontrar um veterinário de confiança para examinar e cuidar do seu cão. Assim, você garante que ele estará em boas mãos.

_________

Gostou das dicas de saúde? Aqui no Blog PEDRIGREE® você confere diversos cuidados com o cachorro e garante o máximo de qualidade de vida para seu melhor amigo. Confira as atualizações!