Adoção ou resgate de um cachorro abandonado

Você sabia que no Brasil existem milhões de cães abandonados e que quase 90% deles nunca encontram um lar? Por isso, o resgate ou adoção de cães é superimportante: você pode mudar a vida de um pet e receber o maior amor do mundo como retribuição. 

Entretanto, é preciso estar ciente de que esse processo demanda diversas responsabilidades, antes mesmo do primeiro dia do cãozinho em casa. Quer saber mais sobre como funciona a adoção ou resgate de um animal de estimação? Então venha com a gente!

Adoção de cachorro

Um cão aparenta sorrir para a câmera, enquanto é afagado por uma pessoa.

Antes da adoção, você precisa pensar em alguns pontos importantes, como a sua rotina, a estrutura da sua casa, condições financeiras e o seu tempo disponível para o novo membro da família. Analisando esses pontos, você conseguirá encontrar o pet ideal e até mesmo decidir se realmente quer ter um. Afinal, eles são para a vida toda. 

Para adotar um animalzinho, você também precisa preencher alguns requisitos básicos: ter mais de 18 anos e possuir RG, CPF e comprovante de residência. 

Com a decisão tomada e os documentos em mãos, chegou a hora de procurar por um cachorro para adoção. E a gente pode te ajudar com isso: a PEDIGREE® possui parceria com a AMPARA Animal, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, que ajuda a transformar a vida de milhares de cãezinhos ao redor do Brasil. 

A instituição faz parte do programa PEDIGREE® Adotar é tudo de bom, que conta com diversas ações para levar alimentos de qualidade para cachorros resgatados por ONG’s e protetores independentes, além de ajudar na busca de um lar cheio de carinho para eles. <3 

Clique aqui para acessar a página do programa e saiba mais sobre as ações e eventos da PEDIGREE®. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre como adotar um cachorro com a nossa equipe especializada!  

Resgate de um cão abandonado

Um cão aparenta tristeza deitado sobre uma calçada de pedra.

Infelizmente, muitos cãezinhos são abandonados por seus antigos donos e boa parte deles acaba não chegando a um abrigo. Caso você se depare com um cachorro em situação de rua e decida resgatá-lo, é importante seguir alguns passos que garantam a sua segurança e a dele: 

- 1º. Chame-o para um ambiente seguro: é muito comum encontrar os cães abandonados em ruas movimentadas. Para evitar os riscos de atropelamento, tente atraí-lo para um local tranquilo. Você pode chamar a atenção dele com um objeto ou com um alimento, se for possível; 

- 2º. Atraia-o para perto: quando conseguir levá-lo para um lugar seguro, tente interagir e fazer com que ele se aproxime de você. Mas cuidado, animais abandonados podem ter muitos traumas e o melhor caminho é chamá-los com calma, para que eles não estranhem ou saiam correndo; 

- 3º. Pegue-o com cuidado: além de desconfiados, cachorros em situação de rua podem carregar algumas doenças transmissíveis para os seres humanos, como sarna e giardíase. Por isso, recomendamos o uso de luvas, sacolas ou panos para tocar no pet. Também é preciso se atentar às mordidas e arranhões, pois a agressividade é comum em momentos de medo; 

- 4º. Leve-o para o hospital veterinário: um médico especializado te orientará sobre os primeiros cuidados com o cachorro, de acordo com a situação em que ele se encontra. Um bom veterinário também poderá recomendar um tipo específico de ração, datas para tomar as principais vacinas, remédios, castração e possíveis tratamentos para o pet; 

- 5º. Acompanhe seu comportamento nos primeiros dias: nem todas as complicações de saúde podem ser detectadas em uma única consulta. Por isso, é importante observar o cão nos primeiros dias para verificar se ele apresenta algum sintoma ou comportamento atípico. Ao notar algo fora do comum, volte imediatamente para a clínica veterinária. 

_______________ 

Gostou do conteúdo? Aqui no blog PEDIGREE®, você fica por dentro de tudo sobre o mundo canino: tem dicas de adoção, cuidados com a saúde, recomendações de ração para cachorro e muito mais!