Adestramento de cães: ensine seu cachorro a não pular nas pessoas

Seu cão tem o hábito de pular em você ou em outras pessoas que chegam em casa? Esse comportamento é bem comum no mundo canino e é uma forma que seu amigo encontra de te receber e mostrar que estava com saudades. Entretanto, essa ação pode ser um pouco desagradável e até perigosa, principalmente quando se tem um cachorro bem grande e pesado que pode derrubar alguém com facilidade.

Para corrigir esse costume, separamos quatro dicas de comportamento para você praticar todos os dias com seu amigo. Confira o artigo e descubra como educar seu cachorro para que ele pare de pular em momentos impróprios!

 

1. Não transforme a chegada em motivo de festa

Um cachorro pula sobre uma mulher na entrada de uma casa. Ela o afaga.

Como falamos anteriormente, muitos cachorros têm o costume de pular nos tutores para recebê-los em casa e, algumas pessoas, transformam a chegada em um momento de festa, com muito carinho, animação e brincadeira. Por mais que essa pareça uma atitude fofa, é importante ensinar seu cão que ele não vai conseguir atenção pulando em cima de você ou dos outros.

Caso esse comportamento seja recorrente, prepare-se antes mesmo de abrir a porta de casa: quando ele pular ou encostar as patas na sua perna, não ceda à agitação. Ao invés disso, ignore a ação, como se ele não estivesse ali, e desvie para longe, sem rir, dar broncas ou ter qualquer tipo de interação. Assim, ele vai entender que o carinho não deve ser forçado e que ele vai receber atenção quando se acalmar.

Vale destacar que não se deve empurrar o cão quando ele pular em cima de você. Além de poder machucá-lo sem querer, ele vai entender que a sua resposta é um convite para brincar. Ou seja, isso só vai fazer com que ele pule mais ainda.

 

2. Invista em uma rotina de atividades físicas

A agitação também costuma ser causada por ansiedade e energia acumulada. Para lidar com esse comportamento, é importante criar uma rotina de exercícios. Além disso, antes de receber visitas, procure passear com seu amigo para diminuir a euforia.

Além de liberar energia e aliviar a ansiedade, você pode aproveitar os passeios para ensinar seu cão a obedecer novos comandos.

 

3. Ensine seu cão a sentar

Um cachorro pequeno senta diante de uma mulher. Ele utiliza uma coleira.

E por falar em comandos, tem um que é bem útil para adestrar o cachorro e fazê-lo parar de pular em momento impróprios: o de sentar.

Quando você ou outras pessoas estiverem chegando em casa, use o comando “senta” antes mesmo do cãozinho pegar o impulso. Para que ele obedeça à ordem, temos algumas dicas:

- Mostre a ele um brinquedo para cachorro ou petisco PEDIGREE® e, em seguida, levante a mão em direção à traseira dele;

- Ele vai tentar seguir a sua mão para encontrar o objeto e, consequentemente, sentar para ficar em uma posição mais confortável;

- Repita a atividade ao longo dos dias e, quando ele começar a se acostumar com o movimento, diga a palavra “senta”, para que ele entenda o comando físico (com o petisco ou brinquedo) e o verbal.

Quando o cachorrinho fizer a coisa certa, lembre-se de elogiá-lo e recompensá-lo, para que ele continue motivado a obedecer. :)

 

4. Mantenha a calma

Como mencionamos, os cãezinhos pulam, na maioria das vezes, para te receber, como se estivessem dando um abraço. Por isso, não adianta tentar adestrar o cachorro com castigos, broncas e gritos, pois essa atitude só vai deixá-lo mais agitado, podendo confundir a cabeça dele e prejudicar a relação entre vocês.

Para ter um cachorro comportado, o melhor a se fazer é manter a calma, sem perder o controle e a firmeza. Assim, você passa tranquilidade para o pet e dá o primeiro exemplo dentro de casa.

Ao invés de puni-lo pela atitude negativa, faça o contrário: siga as dicas anteriores e recompense-o sempre que ele obedecer e agir da forma correta. Aliás, essa é uma dica de comportamento que vale para todo tipo de adestramento de cães. O reforço positivo é a melhor maneira de fazer com que seu cãozinho entenda quais atitudes são boas ou não.

 

__________

Gostou do conteúdo? Acompanhe nossos artigos no site PEDIGREE® e saiba mais sobre como adestrar um cachorro. Você também vai encontrar dicas de alimentação, saúde e muito mais!