Encontre produtos para as necessidades do seu cão.
Em março de 2024, a Mars Petcare - detentora da marca PEDIGREE® - em parceria com um grupo global de especialistas, divulgou o “Índice de Abandono Animal”, considerado o maior estudo internacional já feito sobre a falta de moradia e os fatores que contribuem para o alto número de animais de estimação nas ruas e/ou abrigos.
A iniciativa tem como objetivo promover ações mais embasadas e direcionadas para ajudar a reduzir o número de abandonos e garantir os cuidados necessários para melhoria da qualidade de vida e longevidade dos pets.
As conclusões do estudo global revelaram que cerca de 35% dos gatos e cães vivem nas ruas ou estão atualmente em abrigo à espera de adoção. No Brasil, aproximadamente 30,2 milhões dos gatos e cães vivem em situação de abandono, o que representa 25% da população total desses animais. Deste número, 7.400 gatos e 177.600 cães vivem em abrigos.
Jeffrey Flocken, presidente da Humane Society International, reflete que “a falta de moradia de cães e gatos é uma questão extremamente complexa. Esses novos dados ajudarão organizações de bem-estar animal, legisladores, especialistas, acadêmicos e pesquisadores a compreender melhor a escala e os fatores que influenciam a questão, que pode, por sua vez, apoiar em intervenções que tragam mudanças neste cenário”.
Este projeto usou dados de mais de 900 fontes globais e locais, juntamente com quase 30 mil pesquisas públicas e 200 entrevistas com especialistas para construir uma imagem sobre a falta de moradia de animais de estimação nos seguintes países: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Grécia, Índia, Indonésia, Japão, Lituânia, México, Nova Zelândia, Filipinas, Polônia, África do Sul, Turquia, Tailândia, EUA e Reino Unido.
Nas 20 localidades estudadas, foi possível levantar que há 143 milhões de cães vivendo nas ruas e 12 milhões em abrigos; enquanto 203 milhões de gatos vivem nas ruas e 4 milhões em abrigos. Embora cada país enfrente desafios diferentes, os dados também revelam temas comuns entre eles, como:
Quase 1 em cada 5 pessoas pensam em desistir do seu gato ou cão num futuro próximo por mudança de residência. E quase metade das pessoas que realojaram um animal de estimação no passado o fizeram por esse motivo;
Cerca de 15% dos tutores pensam em desistir dos seus animais de estimação nos próximos 12 meses;
O principal motivo para a desistência são problemas de saúde e de condicionamento físico. Em segundo lugar, estão os fatores relacionados à moradia. Já a pressão de tempo para poder cuidar de um animal de estimação marca o terceiro motivo mais importante. Outros fatores como comportamento, alergias e custos também aparecem nos dados;
Quase metade das pessoas entrevistadas disse ter perdido um animal de estimação no passado e quase 60% deles nunca foram encontrados pelos seus tutores;
Os tutores de animais de estimação relatam que cerca de 60% dos cães e de 50% dos gatos são castrados, o que significa que o restante, não castrados, podem acabar se reproduzindo sem controle, resultando em ninhadas não planejadas e agravando o problema.
Gustavo Bruno, Gerente Geral da divisão de Pet Nutrition da Mars Petcare, reforça a relevância do Índice na jornada de combate ao abandono animal da empresa. “Entendemos o importante papel que os animais de estimação têm nas famílias e na sociedade, por isso trabalhamos constantemente para garantir que todos tenham um lar e recebam os cuidados necessários. Sabemos que essa não é a realidade de muitos deles. Por isso, esperamos que esses dados incentivem ações para melhorar a vida dos animais de estimação”.
“Cada ação pode ter um grande impacto, desde a promoção da guarda responsável de animais de estimação até o reforço do importante papel que eles ocupam na sociedade, assim como mudanças nas políticas públicas e envolvimento da comunidade neste desafio. Esses dados são extremamente relevantes para promovermos mudanças e intervenções significativas”, complementa Pierre Wagner, Gerente Geral da Royal Canin, outra divisão da Mars Petcare.
Trabalhando ao lado da Mars nesta iniciativa global de dados, está um painel consultivo composto por especialistas e líderes em bem-estar animal de diversas organizações, incluindo Humane Society International, Alliance for Contraception in Cats & Dogs, International Partnership for Dogs e International Companion Animal Management Coalition.
Para assinalar a divulgação destes dados, a Mars fez uma doação de 500 mil dólares à Humane Society International para financiar projetos na Índia, na África do Sul e no México para realizar intervenções baseadas nos dados. Estes programas proporcionarão controle reprodutivo, treino e cuidados a milhares de animais. Isto baseia-se num histórico significativo de trabalho da Mars e dos seus parceiros, apoiando quase 10 milhões de animais de estimação vulneráveis em todo o mundo nos últimos três anos. A iniciativa também inclui a doação de mais de 100 milhões de refeições, castração de mais de 30 mil animais de rua e fornecimento de cuidados preventivos abrangentes a mais de 100 mil animais de estimação, como exames de saúde, medicamentos preventivos e vacinas.
Conheça o projeto Índice de Abandono Animal
O “The State of Pet Homelessness Project” revisou dados de mais de 900 fontes globais e locais, juntamente com 30 mil pesquisas públicas e 200 entrevistas com especialistas para esclarecer as necessidades dos animais de estimação na Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Grécia, Índia, Indonésia, Japão, Lituânia, México, Nova Zelândia, Filipinas, Polónia, África do Sul, Turquia, Tailândia, EUA e Reino Unido.
A coleta de dados foi realizada por duas agências de pesquisa especializadas: Kantar e Euromonitor International. A coleta e análise de dados ocorreram entre o final de 2022 e o primeiro semestre de 2023.
O Painel Consultivo Global é composto por parceiros da Mars e líderes do setor de bem-estar animal e cuidados com animais de estimação, incluindo Jeffrey Flocken (Presidente, Humane Society International), Joyce Briggs (Conselheira Sênior e ex-Presidente , Alliance for Contraception in Cats & Dogs), Andrew Rowan (Presidente, WellBeing International), Marc Ralsky (CEO, International Partnership for Dogs), Vicky Halls (Chefe de Unowned Cats, International Cat Care), Brenda N. Bonnett (ex-CEO , Parceria Internacional para Cães), Claire Bessant (ex-CEO, International Cat Care), Elly Hiby (Diretora, The International Companion Animal Management (ICAM) Coalition), Ellen Jefferson (Presidente e CEO, Austin and American Pets Alive!), Kim Van Syoc (Diretor Executivo, Fundação Banfield e VCA Charities).
Para saber mais sobre o projeto e se aprofundar nos dados, acesse www.stateofpethomelessness.com
Aqui no nosso blog, você acompanha diversas ações da PEDIGREE® para tornar o mundo melhor para os pets. Acesse e fique por dentro dos nossos projetos!
Quer encontrar um novo integrante para sua família? Visite o site de adoção de cães pedigreeadotar.com.br, encontre o match perfeito e adote um amor pra toda vida! 🎔
Compre online
Clique para comprar em qualquer um dos varejistas abaixo