seu novo pastor alemão

O Pastor Alemão tem a reputação de ser leal, ter uma única pessoa, proteger seu dono e, naturalmente, suspeitar de estranhos.

Segue o perfil de um dos cães mais populares.

Pastores Alemães foram criados na Alemanha no final do século dezenove como pastores. Desde então, sua versatilidade e adaptabilidade permitiu com que ficassem populares entre proprietários ao redor do mundo.

Atualmente são usados pela polí­cia e pelo exército como cães de guarda e farejadores, pelos cegos como cães guia e por fazendeiros como pastores. Como animal de estimação, a melhor caracterí­stica do pastor é sua lealdade à famí­lia. Esta lealdade, combinada com uma natural desconfiança em relação a estranhos, faz com que o Pastor Alemão seja um excelente protetor para a família e para a casa, caso seja mantido sob controle.

Quando trouxer um novo Pastor Alemão para dentro de sua casa, é importante não permitir com que se ligue demasiadamente a um único integrante da famí­lia. É uma boa idéia fazer com que a famí­lia toda participe de seu treinamento, dos cuidados com ele, e de sua alimentação. Lembre-se de que, diferente de outras raças, ele não irá aceitar estranhos imediatamente, e pode não gostar de ser acariciado por outras pessoas até ter aprendido a confiar nelas.

Como com todos os cães, é importante ensinar a seu Pastor Alemão bons modos sociais desde pequeno. Se for mantido afastado de outros cães, irá ficar frustrado e logo poderá ter problemas de comportamento. Aulas de adestramento são uma boa forma de permitir com que seu cão socialize com outros cães e aprenda a importãncia de bom comportamento. Lembre-se de que Pastores Alemães têm um instinto natural de correr atrás de outros animais, então, ao invés disso, tente encorajar seu cão a correr atrás de brinquedos. Também mantenha em mente que estes cães adoram mastigar, então evite estragar pertences valiosos dando a ele outros objetos para mastigar!

Para que você e seu Pastor Alemão vivam felizes juntos, é importante mantê-lo bem exercitado e estimulado. Aulas de adestramento, brinquedos e jogos são boas formas de manter seu cão ocupado. Brincadeiras como esconder sua comida pelo jardim ou enfiá-la em brinquedos providenciarão bastante entretenimento para você e seu cão.

Como acontece com todos os animais, você deve dar a seu Pastor Alemão duas pequenas refeições diárias, ao invés de uma grande. Permita com que digira sua refeição por pelo menos uma hora antes de começar a fazer exercí­cios. Uma ração seca deve providenciar todos os nutrientes de que seu cão necessita.

Cuidar da pelagem é essencial para Pastores Alemães com pelos longos e curtos. Esta raça tem uma pelagem grossa e cuidados regulares são essenciais para estimular os óleos naturais da pele e para remover os pêlos mortos. Lembre-se de que cuidar do pêlo é uma ótima forma de fortalecer a ligação que tem com ele. Tente não dar mais banhos do que necessário em seu cão, pois isso pode fazer com que os óleos naturais saiam de seu pêlo. Use um shampoo leve para tirar qualquer sujeira pesada e enxagüe bem sua pelagem.

Por último: não esqueça de levar seu animal ao veterinário para check-ups regulares e mantenha suas vacinas em dia.