Como lidar com um cão estressado

Como lidar com um cão estressado

Tal como nós, os cães podem sentir-se estressados pelas pressões das situações desconhecidas. Ao aprender a reconhecer o stress do seu cão, você poderá ajudá-lo a lidar com isso e se tornar mais confiante.

Novas situações, como ir ao veterinário ou mudança de casa, podem gerar uma sensação estressante no seu cachorro. Você poderá notar que ele está mais ofegante, perdendo muito pelo ou suando nas patas. Nestas situações, procure usar um tom de voz positivo para tranquilizá-lo, faça elogios entusiasmados e ofereça guloseimas sempre que responderem corretamente aos comandos. Isso irá ajudar a acalmá-los no novo ambiente.
Pessoas estranhas também podem causar estresse no seu cão. Ele poderá reagir fechando a boca, virando a cabeça e abaixando a cauda e as orelhas. Para ajudar o seu cachorro a relaxar, fique ao lado da pessoa estranha e ofereça um petisco ao seu cão. Aproxime-se do seu cão com a pessoa ao seu lado, deixe que ele pegue o petisco e então afaste-se novamente. Depois de algum tempo, seu cão deve começar a relaxar.

Em uma situação muito estressante, como ser confrontado por um cão muito maior, seu cão poderá colocar o rabo entre as pernas, chorar, urinar ou tentar se esconder. Você poderá aumentar gradualmente a confiança do seu animal, permitindo-lhe conhecer o máximo de cães novos quanto possível. A socialização precoce ajuda muito nesse aspecto.

Se o seu cão continuar a sofrer de estresse incontrolável, procure a ajuda de um instrutor profissional.