Ajude o seu cachorro a entender você

Ajude o seu cachorro a entender você

O que fazemos quando temos dificuldade em fazer-nos entender por outras pessoas? Costumamos repetir a mesma coisa num tom de voz diferente ou tentar usar palavras diferentes e alguns movimentos exagerados de mão.

Certo. Mas nada disso vai ajudar o seu cachorro. Poderá confundi-lo ou entretê-lo, mas, definitivamente, não fará qualquer sentido para ele. Então, como você pode ajudar o seu cão a entender o que você está querendo dizer?


Mostre ao seu cão o que você quer dizer

Se você quer que seu cão se sente, mostre a ele do que você está falando, colocando-o na posição sentada, enquanto você diz “Senta”. Em seguida, elogie e recompense-o. Se você quiser, que ele busque um frisbee, arremesse o disco, leve seu cachorro até onde está o brinquedo e repita o comando: “Busque”.


Use a mesma palavra para o mesmo comando

Seu cão não consegue entender que "senta" e "sentado" tem o mesmo significado. Se você ensinou de um determinado jeito, mantenha sempre o mesmo comando ou então ele pode achar que você está pedindo para fazer duas coisas ao mesmo tempo. E fique atento se está elogiando o seu cão quando ele faz a ação correta em resposta à palavra certa.


Fale sempre num tom alegre e confiante

Para o seu cão, seu tom de voz faz uma grande diferença. Uma palavra conhecida num tom de voz diferente pode não significar absolutamente nada para eles. Tente manter um tom alegre e confiante ao dar o comando, mesmo que pareça bobo na primeira vez que você fizer isso em público.


Tente não ficar frustrado

Algumas vezes a reação do seu cão vai ser incrivelmente frustrante e irritante. Mas quando ele se esquecer de algo que você já o tenha ensinado, pense que ele pode estar cansado, muito agitado, com fome ou simplesmente ter esquecido aquele comando.

Você pode ficar irritado e precisar de uma pausa antes de brincar com o seu cão novamente. Mantenha a calma, espere um pouco e prepare-se para começar de novo, com muita repetição, recompensa e reforço.

Recomece de forma simples e tranquila e faça disso algo divertido.