Pulgas

Pulgas

As pulgas são a praga mais comum nos cachorros. Elas causam intensa coceira e reações alérgicas, podendo até mesmo transmitir tênias. E como detectar e se livrar delas antes que se tornem um problema?

Como diagnosticar a existência de pulgas?

Primeiro, identifique os sinais:

• coceira intensa e constante;
• pele seca;
• reação alérgica na pele
• O cachorro morde a cauda e a parte interna das coxas.

Se seu cão apresentar algum destes sinais, você deve examinar cuidadosamente sua pele, especialmente próximo à cauda e patas traseiras. Se estiver infectado, você vai encontrar pequenos grupos de manchas pretas. Essas manchas são os excrementos das pulgas. Para ter certeza, com uma espátula, recolha o conteúdo dessas manchas e coloque em um pouquinho de água. O sangue contido nas fezes das pulgas vai manchar a água de rosa.

Eu acho que meu cão está com pulgas. O que devo fazer?

O seu veterinário poderá dar as orientações corretas para um tratamento adequado, sem prejudicar o seu cão. Se você tem outros cães ou gatos, examine-os e se necessário, aplique o tratamento neles também.

A pulga que você vê é apenas uma pequena parte da infestação. Os ovos são muito difíceis de ver, por isso, mesmo que você tenha tratado seu cão, é importante que você inspecione os tapetes, sofás e roupas de cama, que provavelmente poderá ainda manter pulgas e ovos. Você poderá comprar sprays anti-pulgas bastante eficazes para aplicar nesses locais.

Como as pulgas muitas vezes carregam larvas de tênia, você precisa ter certeza de que seu cão será tratado por vermes também.

Tratamento contra pulgas

Como as pulgas são um problema bastante comum, atualmente existe uma gama bastante grande de opções de tratamento. Sua escolha depende da reação do seu cachorro ao tratamento, o grau de infestação e qual o tipo de produto você prefere usar.

Prevenindo as pulgas

Você não consegue impedir seu cão pegar pulgas. Cuidar diariamente da pelagem do seu cachorro é a melhor maneira de detectar a presença de pulgas. Use um pente fino e jogue todas as pulgas que você encontrar numa vasilha com água e sabão, para afogá-las.