Preparando-se para o seu novo cão

Preparando-se para o seu novo cão

Antes de seu novo cachorrinho chegar, há algumas coisas importantes que você deve fazer para deixar tudo em ordem e garantir que ele ficará confortável e feliz em sua nova casa.

Alimentos, água e vasilhas

Escolha vasilhas pesadas, de cerâmica ou inox para a ração e a água. Uma tigela pesada vai evitar que o seu cão (ou até mesmo você) a derrubem por acidente.

Se o seu cão tiver orelhas longas que possam encostar na comida e na água, procure vasilhas estreitas, para mantê-los limpos e secos.

Placa de identificação

O ideal seria que todos os cães usassem uma placa de identificação em sua coleira, mostrando o nome do seu proprietário e endereço. É bastante interessante adicionar também o seu número de telefone. Você pode encomendar as placas através da internet ou em alguma pet shop.

Algumas coleiras podem arrebentar ou se soltar, portanto recomendamos que você coloque um microchip no seu animalzinho. É rápido, indolor, permanente e eficaz. Peça ao seu veterinário para instalar o chip e você terá uma chance muito maior de encontrar seu cachorro se ele se perder. Antes, verifique com o criador ou abrigo, se o cachorro já não tem o chip. Se tiver, informe-se como alterar o registro para seu nome e endereço.

Algo para mastigar

Os cães adoram morder e mastigar. Especialmente os filhotes, com a dentição em desenvolvimento, vão mastigar qualquer coisa que eles tiverem por perto. Então, se você quer proteger suas meias, sapatos e seu sofá, é bom comprar uma porção de brinquedos mastigáveis para o seu cachorro. Apenas certifique-se que eles não sejam tóxicos, sejam duráveis, não soltem pedaços e não sejam muito duros para os dentes do seu filhote.
Tenha cuidado para nunca deixar seu cachorro sozinho com qualquer objeto que possa sufocá-los, soltar pedaços, lascas ou algum fio que possa eletrocutá-los.

Brinquedos

Há uma incrível variedade de brinquedos para cães no mercado. Procure no pet shop ou na internet e você vai encontrar anéis de borracha, bolas, estilingues, mordedores, discos, e muitos outros. Eles são todos desenvolvidos para tornar as brincadeiras e treinamentos muito mais divertidos, para você e seu cachorro.

Kit de acessórios de beleza e cuidados

Para o seu cachorro, a sessão de cuidados não é apenas desembaraçar o pelo e deixá-los bonitos. É uma experiência de contato que irá fazer com que se lembrem de estar de volta com sua mãe.
No seu pet shop procure um pente ou uma escova adequada para o tipo de pelo de seu cachorro. Diferentes tipos de pelo requerem diferentes tipos de escovas. Pergunte ao profissional da pet shop, ao criador do seu cachorro ou outros proprietários de cães da mesma raça o que é melhor comprar.
Você também vai precisar cortar as unhas do seu cachorro e dar banho de vez em quando, então vale a pena comprar um bom cortador de unha e shampoos específicos para cães.

Portões de proteção

Escadas, sacadas e piscinas devem todos ficar fora dos limites de um filhote, que são naturalmente curiosos. Um portãozinho no pé da escada ou telas de proteção irão fazer o trabalho quando você não estiver por perto para supervisionar. Outras barreiras poderão ser usadas para ajudá-lo a proteger seus móveis e objetos do incessante instinto de mastigar do seu cachorrinho.

Caixa de transporte

Talvez você tenha uma caixa de viagem para levar seu cachorro embora para casa. Enquanto ela for suficientemente grande para o seu cachorro ficar confortável, você pode mantê-la.
As caixas podem ser úteis em casa também. Cães odeiam ir “ao banheiro” no local definido, então a caixa poderá ajudar no treinamento nas primeiras semanas, quando o seu cachorro ainda está se adaptando à sua nova rotina.
Você também pode usá-la para levá-los nos passeios de carro, para explorar novas visões, sons e ambientes. À noite, coloque o seu cachorro para dormir dentro da caixa, contanto que você o deixe para fora em intervalos adequados, assim eles não vão fazer sujeira no chão.

Primeiro alimento do seu cão

Chegar a sua nova casa vai ser uma grande mudança para o seu cão. Então, uma das coisas mais amáveis que você pode fazer é oferecer um pouco da mesma ração que eles já comiam no criador. Isso fará com que seu cãozinho se sinta bem-vindo e seguro.

Depois disso, você pode decidir que tipo de alimento irá utilizar. Ao misturar o novo alimento com o anterior, pouco a pouco, durante alguns dias, você pode mudar totalmente a dieta do seu cão para aquele alimento que você achar ser o melhor.

Para PEDIGREE®, durante 40 anos foram feitas pesquisas para garantir que os alimentos contenham a combinação perfeita de nutrientes, proteínas, carboidratos, gorduras e fibras adequadas a cada fase da vida do seu cão.

>> Veja nossa seleção de alimentos Pedigree >>

Coleira e guia

Você não poderá levar o seu novo amigo para passear até que ele seja liberado para isso. Até que isso aconteça, você pode habituá-lo a usar a coleira e a guia em casa.  Dessa forma, isso não será um problema quando chegar a hora de explorar o mundo exterior.

Coleiras e guias existem de todo tipo. As de nylon ou couro com ajuste de medida são as mais recomendadas, pois elas vão se adaptar conforme o crescimento do seu cachorro. Ajuste a fivela de modo confortável, deixando uma folga de uns 2 dedos entre a coleira e o pescoço do seu cachorro. E não se esqueça de verificar o ajuste regularmente, pois eles crescem surpreendentemente rápido no início.
Se você tem um cão muito pequeno, como um pequeno terrier ou uma raça “toy”, você pode preferir usar uma coleira peitoral,que fica mais confortável e protege o pescoço delicado do seu cãozinho. E não se esqueça da plaqueta de identificação presa à coleira.

A primeira visita ao veterinário

Procure se informar com seus vizinhos que tenham cães sobre indicações de veterinários, ou utilize alguma ferramenta de busca para encontrar uma clinica mais próxima a você. Logo que você levar seu cachorrinho para casa, já agende uma visita. Além de um check-up geral, você irá se informar sobre desparasitação, vacinas, instalação do microchip, entre outras dúvidas.

Leve alguns petiscos durante o caminho e anime seu cachorro. Com o profissional certo e uma atitude positiva, a visita ao veterinário irá se tornar algo divertido para o seu cão, ao invés de assustador.

Seguro animal

Você também deve ter uma conversa com seu veterinário sobre os custos dos tratamentos de rotina e a possibilidade de fazer um seguro saúde para seu animal. Avalie o nível de cobertura que você precisa, compare as cotações e informe-se nas seguradoras sobre os trâmites de utilização antes de se validar um plano.