Obediência

Obediência

Para ganhar a obediência do seu cão, tente essas dicas essenciais:
 

Você é o chefe

Se você oferecer ao seu cachorro um território livre em sua casa, ele vai assumir seu papel de líder, de “dono do pedaço” e vai fazer o que bem entender. Cabe a você ser rigoroso e ensinar o seu animal qual é o lugar dele: nada de subir no sofá, nada de cama, nada de petiscos a qualquer momento. E isso deve ser transmitido com um tom de voz calmo e firme.


Seja consistente

Se você deixar o seu cachorro subir na cama e o seu parceiro empurrá-lo para fora, vocês acabarão confundindo a cabeça dele. Por isso, é muito importante que todos os envolvidos na vida do seu cachorro estejam de acordo sobre o que é permitido e o que não é, e colquem em prática o que foi combinado.

Seja consistente também nos seus comandos. Você terá mais sucesso com um comando simples, como “Não!”, do que com uma frase como “Não faça isso!" ou "Pare com isso!”. Se todos os envolvidos usarem os mesmos comandos, vai ser mais fácil para o seu cão entender o que lhe é solicitado.


Não repreenda seu cão após algum evento
 
Se um dia você chegar em casa e encontrar seus chinelos em frangalhos, será tarde demais para ensinar ao seu cachorro que ele não pode fazer isso. Ele certamente não irá associar o que fez anteriormente com a bronca que está levando. Chamar sua atenção e ensiná-lo apenas vai funcionar se você pegar seu cão no ato.


Repetir, Recompensar e Reforçar

Lembre-se dos três R’s do treinamento: Repetir os mesmos exercícios várias vezes, com muitos elogios e petiscos, em dias e lugares diferentes, para se certificar de que seu cão realmente aprendeu o comando ensinado.