O que esperar de seu cão adolescente

O que esperar de seu cão adolescente

Se até agora você está realmente satisfeito com o seu filhote bem-treinado, domesticado, educado e sociável, o período da adolescência canina poderá tomá-lo de surpresa. Mesmo os filhotes mais bem comportados podem se tornar hiperativos, destrutivos e agressivos enquanto estão crescendo.


Quando é que o meu cachorro chega na adolescência?

Os filhotes de cachorro amadurecem muito rapidamente e, quanto menor a raça, mais rápido eles atingem a maturidade. Em raças pequenas, a adolescência pode começar já aos 5 meses. Nas raças maiores, isso pode acontecer por volta dos 9 ou 10 meses e, nas raças muito grandes entre os 12 e 18 meses.

Dependendo do tamanho e da raça do seu cachorro, a adolescência vai durar de alguns meses até um ano. Depois que os cães atingem a maturidade, o envelhecimento torna-se mais lento. Apesar do mito dos "sete anos", o envelhecimento canino equivale a quatro anos caninos para cada ano do ser humano.

Reconhecendo a adolescência no seu cão

Quando seu cão chega à adolescência, você poderá notar alguns ou todos os seguintes comportamentos:

• agressão
• abundância de energia
• tempo de atenção muito curto
• problemas de socialização
• desobediência
• atração por pernas (cães do sexo masculino) e
• comportamento sexual obsessivo


Como lidar com a adolescência do seu cão

Depois de todo o trabalho duro que você dedicou ao treinamento do seu cachorro, o período da adolescência pode ser um tanto irritante, mas é passageiro.
 
O instinto diz ao seu cão que é hora de sair, se mostrar e deixar seu cheiro em toda parte, demarcar seu território e alertar a concorrência. Seu desafio será dar liberdade ao seu cão, sem entrar em situações desconfortáveis com as pessoas ou com outros cães e seus donos.

Ritual de luta

Quando os cães adolescentes desafiam uns aos outros, uma pequena confusão é quase inevitável. Mas é muito pouco provável que isso resulte em briga séria ou lesão. Uma vez que se identifica o "cão superior", a luta geralmente acaba em segundos. Faz parte da adolescência aprender as regras de convivência com outros cães.

Você não precisa manter seu cão adolescente totalmente afastado de outros cães. Isso fará com que eles cresçam frustrados e mal socializados. Devidamente socializados os cães “fingem” que mordem, sem causar lesões. Se não for assim e seu cão ferir outro cão, será importante encontrar um treinador para inibir esse comportamento agressivo.


Intensificar o treinamento

Nesta fase, é essencial continuar trabalhando todos os aspectos da formação do seu cão. Dê a ele muitos elogios e recompensas para aumentar sua autoestima, especialmente sempre que eles fizerem alguma coisa nova ou que demande alguma energia extra. Não desista. A adolescência não vai durar para sempre.

>> Tente nossas sugestões para treinar um cão adolescente ;) <<