Ensinando seu cão a sentar

Ensinando seu cão a sentar

Ensinar o seu cachorro o comando “Senta” pode ajudar você a mantê-lo sob controle em quase todas as situações. Se ele conseguir permanecer sentado não irá se comportar mal e, numa situação em que estiver inseguro ou ansioso, o comando vai acalmá-lo. E esse treinamento não é muito difícil de ensinar.

1. Você vai precisar de alguns petiscos de que seu cão realmente goste e que ele possa comer rapidamente, para que você não tenha que interromper a sessão de treino, esperando que ele termine de mastigar. Se você está treinando um filhote, ofereça petiscos suaves, próprios para dentes jovens, como o PEDIGREE Biscrok Para Filhotes. Quanto menor o seu cachorro, menor o petisco deve ser.

2. Segure o petisco com firmeza, entre o polegar e o dedo indicador e dobre os demais dedos, fechando a mão. Coloque o petisco bem perto do focinho do seu cachorro, não mais do que um centímetro de distância. Assim que você tiver a atenção do seu animal e ele estiver concentrando em você (e no petisco), passe para a próxima etapa.

3. Levante lentamente o petisco sobre a cabeça de seu cão, e mantenha-o assim. Quando seu cão levantar a cabeça para mordiscar o petisco, ele terá que dobrar as patas traseiras. Neste exato momento diga: "Senta". Não libere o petisco até que ele se sente. Isso irá fazer com que ele associe o movimento ao comando “Senta”. Mais adiante, uma vez que ele tenha entendido corretamente o comando, você pode dizer isso a qualquer momento. Sempre que ele obedecer, elogie bastante e ofereça o petisco.


Sentado: mais dicas

Se seu cachorro não entender o treinamento de início, seguem algumas dicas que podem ajudar você.

Caso ele comece a saltar: segure o petisco um pouco mais para baixo, e não levante a mão caso ele tente empurrá-la para cima. Acalme-o e reinicie o processo.

Se ele andar para trás, ao invés de sentar: tente fazer o exercício junto a uma parede ou em um canto, assim ele não vai conseguir se mover para trás. Ou você pode usar delicadamente sua mão livre para conduzir o seu cachorro à poisição sentada, dizendo “Senta”. Quando ele sentar elogie e ofereça o petisco. Depois de algumas vezes, ele vai entender

Se o seu cão for muito agitado, tente fazer o treinamento imediatamente após uma refeição ou quando ele estiver mais relaxados.

Esse treinamento deverá acontecer em vários lugares diferentes, dentro e fora de casa, para que ele não associe o comando a um determinado local.

>> Procure conhecer os Petiscos PEDIGREE.<<