Dando banho em seu cachorro

Dando banho em seu cachorro

No passado os cães costumavam ser banhados apenas duas vezes por ano. Era uma luta, proprietário contra cão. Hoje em dia, você pode encontrar shampoos específicos para cães, que não retiram todos os óleos naturais da pelagem do seu cachorro e dar banho com mais frequência. Se você se sentir bem preparado, o banho poderá ser uma grande aventura para você e seu cachorro. O banho não precisa ser uma coisa regular. Mas se o seu cachorro rolar em algo grudento ou seu pelo estiver sujo de terra ou lama, então é hora de levá-los para dentro da banheira.

Comece com a escovação

Se o seu cão não estiver molhado, comece escovando a pelagem, desfazendo os nós, pois a água poderá piorar a situação. Em seguida, coloque água morna suficiente na pia ou banheira na medida em que chegue aos joelhos do seu cão, ou utilize a mangueira do chuveiro em uma temperatura confortável. Usar um tapete antiderrapante pode facilitar.

Lavando seu cachorro

Agora, com seu cão na banheira faça muitos elogios e use palavras de encorajamento. Mantenha-o no lugar, com uma das mãos e, com a outra, vá jogando água aos poucos. Ou, se você usar a mangueira do chuveiro, segure-o com uma das mãos e jogue a água pelas costas lentamente para que ele não fique assustado. Aplique o shampoo e massageie todo seu corpo. Uma escova macia poderá ser útil para a limpeza dos pés. Use uma esponja para lavar o rosto, tendo o cuidado de não deixar entrar sabão em seus olhos.

Enxague bem, com delicadeza, usando água limpa e morna, sem deixar resíduos de shampoo nos pelos.

Secando seu cachorro

Com as mãos, retire o excesso de água dos pelos, antes de secá-los com uma toalha macia. Lembre-se, mesmo que você o seque, ele vai sempre se sacudir! Em seguida, você pode usar o secador de cabelos, se quiser, em temperatura baixa e longe do rosto do cachorro.

Uma última coisa: verifique as orelhas do seu cão e seque-as muito bem, pois bactérias gostam de se esconder nas orelhas úmidas. Ao terminar, elogie o seu cão, dê alguma recompensa e cruze os dedos para que ele não mergulhe de cabeça na lama novamente!