Aumentando a confiança do seu cão

Aumentando a confiança do seu cão

Se o seu cão não tem confiança, ele pode se tornar agressivo e tímido. Aumentar e estimular a confiança do seu cachorro vai ajudá-lo a conviver melhor com as pessoas e outros animais. Veja como você pode ajudar.

Você vai precisar de:
• um amigo ou alguém da família disposto a ajudar e com quem seu cão se sinta confortável;
• alguns dos petiscos favoritos do seu cão; e
• uma coleira



O que fazer?

1. Mantenha seu cão na coleira durante o treinamento. Peça ao seu amigo para ficar parado, aproximadamente um metro distante de você.
2. Dê um comando como, por exemplo, “Diga oi!" e caminhe até o seu amigo com seu cão.
3. Deixe seu amigo oferecer o petisco ao seu cachorro, sem falar nada ou fazer algum carinho.
4. Vire e se afaste, levando o seu cachorro para longe, enquanto o elogia com entusiasmo.

Continue com esse treinamento, até que seu cão esteja apto a abordar o seu amigo com sutileza, sempre que ouvir o comando "Diga oi!"


Repita, recompense e reforce

Depois que seu cachorro estiver habituado com esse amigo, experimente essa técnica com pessoas diferentes, familiares, amigos e pessoas próximas, até que seu cão consiga, educadamente, cumprimentar a todos.

Por fim, tente novamente essa técnica com alguém que o seu cão não conheça ou não esteja habituado. Lembre-se, que essa pessoa não deve, a princípio, encarar ou tocar o seu cão, para não gerar estresse. Oriente que a pessoa simplesmente estenda a mão, ou ofereça ao seu cão um petisco quando se aproximar. Em seguida, você e seu cão devem afastar-se.


Sucesso: um cão confiante

Eventualmente, seu cachorro não vai querer se afastar. Isso é sinal de que eles estão se sentindo mais confortáveis com as ​​pessoas que se aproximam. O amigo que está ajudando você, agora pode dar mais atenção ao seu cão e brincar com ele. Se ele ainda ficar ansioso e agitado, volte um pouquinho o processo e reforce a primeira técnica um pouco mais.